Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Você está disponível ou desempregado? Não confunda as palavras! 

Data: 28/10/2008

 
 

O diretor de Projetos - Divisão Outplacement Coletivo da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Vladimir Araújo, defende que existe uma diferença entre os termos disponível e desempregado. "A princípio, pode parecer um simples jogo de palavras. Mas a palavra disponível reflete de maneira muito mais apropriada e positiva essa situação", afirma.

E acrescenta: "a palavra desempregado transmite um sentimento de impotência, que pode levar o profissional nessa situação a pensar que o fato de ter perdido o emprego o transformou, de um dia para o outro, em uma pessoa incompetente e incapaz, o que, absolutamente, não é verdade".

Desemprego não significa incompetência

O que o especialista quer dizer é que o fato de estar desempregado não significa que lhe faltou competência para segurar o cargo. "Num mundo globalizado e dinâmico, as empresas mudam todos os dias e por diferentes motivos, tais como: reduções de quadro, fusões, reestruturações, crises econômicas, etc.", diz ele.

Não podemos esquecer ainda que alguns são demitidos simplesmente por incompatibilidade de gênios. Há chefes que são injustos assim.

"É natural que, durante a vida profissional, ocorram períodos em que não se está vinculado a empresa alguma, mesmo porque o trabalho vitalício é cada vez mais raro", garante o diretor de Projetos da Ricardo Xavier Recursos Humanos.

O que fazer quando se está disponível

"Se você está disponível, aproveite o momento para repensar sua carreira e objetivos, pois esta pode ser a grande oportunidade que esperava para mudar de vida, buscando um emprego que atenda melhor as suas necessidades, ou uma outra área de atuação, ou até mesmo algo que lhe proporcione maior prazer e qualidade de vida", aconselha.

Ele lembra que existe ainda a possibilidade de o profissional se tornar "dono do próprio nariz", partindo para uma atividade empreendedora ou autônoma. "A carteira assinada deixou, há muito tempo, de ser sinônimo de proteção".

"No Brasil, os maiores responsáveis pelo surgimento de novos negócios são os profissionais que foram dispensados de seus empregos, viraram empreendedores por necessidade e obtiveram sucesso", afirma Araújo.

Chame a responsabilidade para si

Quando se está disponível, deve-se lembrar a todo momento que é o principal agente de sua mudança, que é protagonista, e não coadjuvante!

"E a busca de uma nova colocação deve ser tratada com intensidade e determinação absoluta. Esse trabalho requer dedicação e ocupará a maior parte de seu tempo. Por isso, informe-se, leia, entenda as novas demandas do mercado, conheça melhor os processos seletivos e suas diversas facetas, estabeleça estratégias, participe de eventos e acione sua rede de relacionamentos. Acima de tudo, mantenha-se ativo e motivado, não se acomode, não permita que o pessimismo ou comportamentos negativistas tomem conta do seu dia-a-dia. Portanto, mãos à obra. E boa sorte", conclui.



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Flávia Furlan Nunes - InfoMoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
AposentadoriaEstou há alguns anos sem contribuir com o INSS e pretendo regularizar essa situação para me aposentar. Como devo fazer?
ImóveisVai financiar imóvel? Atente ao índice para calcular prestações
Carreira / EmpregoFlexibilidade no Ambiente de Trabalho
Investimentos / FundosO que o investidor pode fazer no caso de um erro de ordem?
Negócios / EmpreendedorismoConheça 10 dicas para abrir e formalizar seu próprio negócio
ImóveisQuando alugar um imóvel pode ser melhor que financiar a casa própria?
Modelos de documentosContrato - Prestação de Serviços de Engenharia
MotivaçãoConta Corrente
Carreira / EmpregoAlém do "Alô": veja dicas de etiqueta, quando falar ao telefone no trabalho
Como agirSeu nome continua "sujo", mesmo tendo quitado as dívidas? Saiba o que fazer