Quer começar um negócio? Que ótimo. Tem um bom plano comercial? Se não tiver,
seu empreendimento é apenas um sonho.
Bancos e entidades financeiras observam de perto seu plano de negócio quando
decidem se devem ou não lhe emprestar dinheiro. Um plano comercial contém os
principais critérios usados por você e seus funcionários para determinar o
êxito. Além disso, é nele que você se baseia para tomar decisões sobre o que
fazer em primeiro lugar, em segundo lugar, ou nunca fazer.
Se seu negócio for bem pequeno e baseado no próprio domicílio, algumas destas
sugestões podem não ser necessárias. Porém, desenvolva um plano que ao menos
esboce metas, custos esperados, um plano de marketing e uma estratégia de saída.
Um plano comercial mostra como você espera ter êxito e detalha os padrões usados
para avaliar esse sucesso.
Veja a seguir um guia simples com os aspectos fundamentais de um bom plano
comercial:
• Um esboço das metas e objetivos em um resumo executivoO resumo
executivo introduz sua estratégia de negócio. Esta é a seção mais importante
para banqueiros e entidades financeiras. Você precisa convencer o agente
financeiro logo nas primeiras páginas de que tem uma proposta de negócio viável.
Esse resumo também é uma importante ferramenta de comunicação para
funcionários e clientes em potencial. Eles precisam entender suas idéias e seu
negócio antes de apoiá-lo.
• Um breve relato de como você iniciou a empresaExponha com clareza as
origens da empresa. Não deixe de incluir como você ou seu sócio tiveram a idéia.
• Suas metas para a empresaExplique em poucos parágrafos quais são
suas metas de curto e de longo prazo para a empresa. Qual o ritmo de
crescimento? Quem são seus principais clientes?
• Biografias da equipe gerencialInclua na seção de gerenciamento os
nomes e o histórico dos integrantes da equipe gerencial. Não deixe de incluir as
respectivas atribuições.
• O serviço ou produto que pretende oferecerUm aspecto fundamental do
resumo é uma discussão sobre como seu produto ou serviço se diferencia de outros
atualmente disponíveis.
• O mercado potencial para seu serviço ou produtoLembre-se:
é preciso convencer financiadores, funcionários e outras pessoas de que seu
mercado-alvo é relativamente amplo e está em expansão. Esta seção do plano de
negócio vai exigir alguma pesquisa. No caso de um negócio com base local,
determine a demanda para seu produto ou serviço dentro de um raio geográfico
específico. Tome por base o que considerar uma distância razoável a partir da
sua empresa. Caso seja um negócio virtual ou uma empresa que conte com a
Internet e movimento local para obter clientes, avalie a demanda no âmbito local
e/ou nacional. Um relatório de uma empresa de pesquisa profissional pode ser bem
oneroso. Talvez você consiga informações básicas na Web e nos vários mecanismos
de busca e diretórios.
• Uma estratégia de marketing para seu produto ou serviçoComo você
pretende mostrar ao mundo que está aberto para negócios? Vai contar
exclusivamente com a divulgação oral? Em geral, esse não é um bom plano, a menos
que você já tenha uma reputação estabelecida no setor. Vai anunciar em mídia
impressa, na televisão, na Web ou em todos os três? Vai usar ferramentas de
marketing on-line para listar sua empresa nos mecanismos de busca e anunciá-la
em outros sites da Web? Não deixe de incluir a quantia que pretende gastar com
marketing.
• Uma projeção financeira pelo período de três a cinco anosInclua
nesta seção um resumo de suas previsões financeiras, com as planilhas usadas por
você para chegar às projeções. Mostre o balanço patrimonial, a declaração de
rendimentos e as projeções de fluxo de caixa para todo o período da previsão. É
nesta seção que você informa aos potenciais financiadores a quantia que deseja
tomar emprestado para cobrir os custos iniciais. Os pressupostos apresentados
nesta seção podem fazer ou impedir o sucesso da sua empresa. Se não estiver
familiarizado com este tipo de modelo financeiro, consulte um profissional para
obter ajuda. O investimento certamente vale a pena.
• Uma estratégia de saídaEste é um dos principais aspectos de um bom
plano de negócio. Vários proprietários de pequenos negócios procuram vender sua
empresa como parte de uma estratégia de saída. Você pode passar as rédeas para
outra pessoa ou tornar a empresa pública. Pode basear a estratégia de saída em
um valor monetário, no crescimento de receita, na receptividade do mercado à sua
idéia ou num acordo entre os principais executivos. Seja qual for a decisão,
será preciso desenvolver um plano para que você e seus investidores recuperem os
investimentos.