Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Banco / Cheque / Conta - Cartões magnéticos - Cartão de banco: não o perca de vista 

Data: 30/05/2007

 
 

Cartão de banco: não o perca de vista
 

Veja abaixo a orientação da Fundação Procon-SP quanto aos cuidados a serem tomados na hora de solicitar e utilizar os cartões de banco.
 

  • Antes de mais nada, verifique as vantagens e custos para a obtenção e manutenção do cartão magnético, que variam de banco para banco.
     
  • Alguns bancos dão uma senha pré determinada para o cliente. Ao receber o documento contendo a numeração, memorize-a e destrua-o imediatamente, evitando, assim, que ele seja usado indevidamente.
     
  • Nunca deixe os números registrados em papéis junto ao cartão ou em locais de fácil localização (carteira, agenda etc.).
     
  • Se a escolha da senha for deixada sob sua responsabilidade, evite numerações óbvias como, por exemplo, a sua data de nascimento ou a de seus familiares.
     
  • O cartão não deve ser fornecido a ninguém, mesmo às pessoas que trabalham no banco. Quando houver alguma dúvida na sua utilização, solicite ajuda de funcionários identificados do estabelecimento.
     
  • Não havendo necessidade de utilizar o cartão, não o carregue consigo.
     
  • Após alguma eventualidade ou utilização, verifique sempre se o cartão que está portando é realmente o seu.
     
  • Ao usar caixas eletrônicos, coloque-se de frente para a máquina, evitando que alguém veja os números digitados. Fique atento à aproximação de pessoas estranhas durante a operação. Ao terminar, aperte a tecla "anula/cancela" e aguarde a tela voltar à posição inicial.
     
  • Procure usar caixas eletrônicos instalados dentro de agências bancárias ou em locais movimentados e, de preferência, evitando o horário noturno.
     
  • Não utilize quiosques ou bancos 24 horas com desconhecidos ao mesmo tempo.
     
  • Se seu cartão for engolido pela máquina, use o telefone de dentro do próprio caixa eletrônico para entrar em contato com o banco ou, na impossibilidade, um telefone público mais próximo: nunca celular de estranhos que estiverem por perto e tampouco aceite ajuda de desconhecidos.
     
  • É recomendável que os comprovantes de saques ou depósitos sejam guardados até o recebimento do extrato mensal. Confira toda a movimentação e, antes de se desfazer destes documentos, tenha o cuidado de rasgá-los.
     
  • Seja cauteloso ao solicitar um cartão adicional, pois ele será de inteira responsabilidade do titular.
     
  • Em caso de roubo, furto ou extravio do cartão, mesmo se não houver certeza absoluta da perda, a primeira medida a ser tomada é comunicar imediatamente o banco, solicitando o cancelamento de sua senha e cartão. Para maior garantia, peça um número de protocolo de seu pedido ou comprovante do cancelamento. E não esqueça de registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia.

     

    Procon-SP

    Dúvidas e reclamações pelo telefone: 1512
    O atendimento pessoal do Procon é feito nos postos do Poupatempo Sé (Praça do Carmo, s/nº) e do Poupatempo Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 178/256)


  •  
    Referência: febraban.org.br
    Aprenda mais !!!
    Abaixo colocamos mais algumas dicas :