Banco / Cheque / Conta - Cartões magnéticos - Cartão de banco: não o perca de vista
Cartão de banco:
não o perca de vista
Veja abaixo a orientação da Fundação Procon-SP quanto aos cuidados a serem
tomados na hora de solicitar e utilizar os cartões de banco.
Antes de mais nada, verifique as vantagens e custos para a obtenção e
manutenção do cartão magnético, que variam de banco para banco.
Alguns bancos dão uma senha pré determinada para o cliente. Ao receber o
documento contendo a numeração, memorize-a e destrua-o imediatamente, evitando,
assim, que ele seja usado indevidamente.
Nunca deixe os números registrados em papéis junto ao cartão ou em locais de
fácil localização (carteira, agenda etc.).
Se a escolha da senha for deixada sob sua responsabilidade, evite
numerações óbvias como, por exemplo, a sua data de nascimento ou a de seus
familiares.
O cartão não deve ser fornecido a ninguém, mesmo às pessoas que trabalham no
banco. Quando houver alguma dúvida na sua utilização, solicite ajuda de
funcionários identificados do estabelecimento.
Não havendo necessidade de utilizar o cartão, não o carregue consigo.
Após alguma eventualidade ou utilização, verifique sempre se o cartão que
está portando é realmente o seu.
Ao usar caixas eletrônicos, coloque-se de frente para a máquina, evitando
que alguém veja os números digitados. Fique atento à aproximação de pessoas
estranhas durante a operação. Ao terminar, aperte a tecla "anula/cancela" e
aguarde a tela voltar à posição inicial.
Procure usar caixas eletrônicos instalados dentro de agências bancárias ou
em locais movimentados e, de preferência, evitando o horário noturno.
Não utilize quiosques ou bancos 24 horas com desconhecidos ao mesmo tempo.
Se seu cartão for engolido pela máquina, use o telefone de dentro do
próprio caixa eletrônico para entrar em contato com o banco ou, na
impossibilidade, um telefone público mais próximo: nunca celular de estranhos
que estiverem por perto e tampouco aceite ajuda de desconhecidos.
É recomendável que os comprovantes de saques ou depósitos sejam guardados
até o recebimento do extrato mensal. Confira toda a movimentação e, antes de se
desfazer destes documentos, tenha o cuidado de rasgá-los.
Seja cauteloso ao solicitar um cartão adicional, pois ele será de inteira
responsabilidade do titular.
Em caso de roubo, furto ou extravio do cartão, mesmo se não houver
certeza absoluta da perda, a primeira medida a ser tomada é comunicar
imediatamente o banco, solicitando o cancelamento de sua senha e cartão.
Para maior garantia, peça um número de protocolo de seu pedido ou comprovante do
cancelamento. E não esqueça de registrar um boletim de ocorrência em uma
delegacia de polícia.
Procon-SP
Dúvidas e reclamações pelo telefone: 1512
O atendimento pessoal do Procon é feito nos postos do Poupatempo Sé (Praça do
Carmo, s/nº) e do Poupatempo Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 178/256)
Referência:
febraban.org.br
|
|
|