Carreira / Emprego - Aquisições e fusões causam medo em profissionais; veja como superar
Especulações sobre fusões e aquisições de empresas surgem no mundo corporativo a
todo o momento. A "bola da vez" está no setor de telecomunicações, em que se
discute a compra da Brasil Telecom (BrT) pela Oi (antiga Telemar). O processo de
mudança, por sua vez, nem sempre é bem visto pelos funcionários, que indagam
qual será o futuro do próprio emprego.
De acordo com Carlos Alberto Pescada, consultor do IDORT, por insegurança,
ameaça ao status quo e outros motivos, os profissionais têm medo da mudança.
"Dessa forma, o sentimento de perda instala-se rapidamente e o receio de mudar
ou de se adaptar à nova maneira de atuar cria uma barreira e nos faz resistir a
quaisquer benefícios relacionados ao processo".
Em fusões e aquisições, Pescada afirmou que os profissionais sentem insegurança
e ambigüidade e, por isso, reagem com hostilidade. "Ignoram, ainda, a mudança e
demoram na adaptação de novos comportamentos e atitudes requeridas", afirmou.
Apego aos processos
Pescada ainda disse que o medo está ligado ao apego aos procedimentos adotados
e, até mesmo, à eliminação ou à diminuição dos conhecimentos que já não são
necessários para o posto definido. Para auxiliar os profissionais nos processos
de fusão e aquisição, o consultor dá as seguintes dicas:
- Procure saber sobre as novas estratégias da empresa, relacionamentos com
clientes e fornecedores;
- Conheça as oportunidades e ameaças da sua atuação;
- Investigue os objetivos no médio e longo prazos, quem são os novos
chefes e quais os perfis;
- Procure publicações sobre a nova empresa, mercado em que atua, seus
clientes e relacionamentos;
- Busque detalhes sobre a sustentabilidade e responsabilidade social.
Reflita sobre sua condição
Se o medo é de perder o posto no mercado de trabalho, o melhor é refletir sobre
o seu próprio desempenho na empresa. Veja quais podem ser suas funções em
relação às novas estratégias da empresa: tente se integrar. Será que o seu
estilo de trabalho está alinhado ao que a empresa irá precisar? "Prepare e
apresente as suas responsabilidades, seja proativo e não reativo".
O momento também pode ser usado para que você reflita sobre sua vida
profissional. "Quais as suas expectativas, ou seja, o que você realmente quer a
essa altura de sua vida? Quais são suas aspirações? O que você quer fazer e como
vai querer viver daqui a cinco anos?", indagou o consultor.
Permita-se avaliar suas condições no trabalho, em casa e na vida social, para
poder encarar o processo com mais segurança. Boa sorte!
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