Cartão de crédito - Se não for possível pagar, é melhor pedir cancelamento
Quando atrasa a conta do cartão de crédito e não há possibilidade de
pagamento, o melhor a fazer é pedir o cancelamento do contrato com a operadora.
A dica é da Fundação Procon de Vinhedo, ao lembrar que a medida garante a
interrupção da incidência de juros, o que deixa o débito menor e torna mais
fácil um acordo com a empresa.
"Quando a pessoa paga o valor mínimo, os juros continuam rolando e a operadora
não entende que o consumidor esteja em uma situação de inadimplência", explicou
Alcides Vendematti, técnico de defesa da entidade. A taxa mensal pelo
não-pagamento da fatura fica em uma média aproximada de 10%, podendo chegar a
15%.
Acordo
Conforme Vendematti, o cliente pode procurar uma unidade do Procon para pedir o
cancelamento do plástico ou fazer a solicitação diretamente à operadora. "Para
isso, basta enviar uma carta com aviso de recebimento à administradora",
explicou, afirmando que o aviso de recebimento é importante para que a pessoa
tenha um comprovante de seu pedido.
O Procon de Vinhedo atua com a negociação de dívida entre consumidores e
credores. Quando o consumidor procura o órgão de defesa para pedir auxílio com o
atraso de uma conta, o técnico analisa o contrato e envia uma carta à empresa
solicitando um encontro para serem discutidas formas de pagamento.
A companhia tem um prazo de dez dias para se manifestar - de maneira contrária
ou favorável. "Não há uma obrigação de fazer acordo", adicionou.
Juros abusivos
O Procon de São Paulo disse não fazer essa intermediação. Por meio de sua
assessoria de imprensa, a entidade explicou que analisa o contrato para avaliar
se os juros praticados são abusivos, e orienta o consumidor aos próximos passos.
|