Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - Crédito "verde": empresas não sustentáveis podem ter empréstimo negado 

Data: 14/07/2008

 
 

A Declaração de Collevecchio, bem como os Princípios do Equador, prevê compromissos para que os bancos promovam a responsabilidade socioambiental. Buscando esse objetivo, o Itaú lançou uma política de concessão de crédito que leva em consideração o impacto negativo das atividades das empresas ao meio ambiente e à sociedade.

O objetivo principal é incorporar ações de sustentabilidade ao próprio ramo financeiro. De acordo com a superintendente de risco de crédito do Itaú, Inês Gomes da Silva, a ação pretende estabelecer instrumentos para avaliação dos riscos socioambientais na análise de crédito, definir diretrizes para que os técnicos possam lidar com essas questões e contribuir para que os clientes melhorem suas práticas sustentáveis.

Solicitação
As empresas que solicitarem crédito passarão por análise de risco socioambiental, quando os impactos ao meio ambiente e à sociedade serão identificados. Na prática, essa fase acontece no mesmo momento em que o banco analisa as condições econômico-financeiras, e exige que as empresas preencham um formulário.

O banco pretende divulgar, anualmente, o número de empresas analisadas e mostrar quantas delas foram aprovadas. "Atuando em parceria com seus clientes, uma instituição financeira é capaz de colaborar para mudanças efetivas na relação entre atividades produtivas e comerciais, o meio ambiente e a sociedade", disseram Inês e Sônia Favaretto, superintendente de responsabilidade socioambiental do banco.

Diretrizes
O banco Itaú assumiu compromisso voluntário com os Princípios do Equador, diretrizes criadas em 2003 pelo International Finance Corporation (IFC), que buscam garantir o sucesso dos projetos, evitando os impactos negativos à sociedade e à natureza. As regras são válidas para financiamentos acima de US$ 10 milhões.

No Itaú, porém, a prática abrange todas as pessoas jurídicas. "No prazo máximo de dois anos, abrangerá todos os clientes do banco Itaú que venham a tomar crédito acima de R$ 5 milhões", afirmou a superintendente ao Instituto Akatu.

A Declaração de Collevecchio, por sua vez, conta com seis compromissos nos quais os bancos devem se basear, para se tornarem entidades sustentáveis. São eles: o compromisso com a sustentabilidade, em "não causar dano", com a responsabilidade, com a prestação de contas, com a transparência e com a sustentabilidade dos mercados e da governança.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Flávia Furlan Nunes
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :