Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Cartão de crédito - Saiba como aproveitar melhor os cartões 

Data: 26/05/2008

 
 

Dicas importantes

  • Não assine sobre a tarja magnética;
  • Evite contato com aparelhos eletrônicos ou campos magnéticos;
  • Proteja o cartão do sol, da areia e da umidade;
  • Não use clipe no cartão;
  • Não dobre o cartão.

Dicas de segurança

  • Não anote sua senha em papéis. O ideal é memorizá-la.
  • Lembre-se de que o cartão é para seu uso pessoal, portanto, não o empreste e não forneça sua senha a ninguém.
  • Sempre que puder, faça saques durante o dia e em lugares movimentados.
  • Evite que intrusos ou curiosos acompanhem suas transações no caixa eletrônico.
  • Ao digitar sua senha, mantenha o corpo bem próximo do teclado para evitar que ela seja vista.
  • Esteja alerta à presença de pessoas estranhas nas proximidades do caixa eletrônico.
  • Se o cartão ficar retido na máquina, aperte a tecla anula e saia sem pedir ajuda a estranhos. Nesses casos, não aceite a oferta de telefones celulares de desconhecidos para ligar para a operadora do cartão, pois a senha poderá ser descoberta pela memória do aparelho.
  • Em caso de perda ou roubo do cartão, comunique o fato imediatamente a Central de Relacionamento Real Cartões ou pelo Disque Real.
  • Nunca solicite ajuda a estranhos. Em caso de necessidade, entre em contato com a Central de Relacionamento Real Cartões.
  • Ao fazer pagamentos, evite perder seu cartão de vista.
  • Não informe o número de seu cartão para vendedores de assinaturas de revistas, jornais e provedores de internet, caso não queira adquirir o serviço.
  • Tenha extrema cautela ao fornecer informações pessoais ou do cartão de crédito por telefone, pessoalmente ou pela internet. Em caso de dúvida, não forneça quaisquer dados e retorne a ligação para a Central de Atendimento do BANCO REAL, notificando o contato recebido anteriormente.

Cuidados ao realizar compras pela internet

  • Dê preferência aos ambientes seguros. Prefira lojas virtuais conhecidas.
  • Informe somente os dados essenciais para a realização da compra. Entre em contato com a empresa, caso tenha dúvidas sobre as informações solicitadas.
  • É importante que a loja possua meios de contato como e-mail, telefone ou até mesmo endereço físico. Assim você poderá entrar em contato, caso necessite.
  • Verifique se o site que está navegando possui uma Política de Segurança e Privacidade. Isso não garante sua segurança, mas demonstra que a empresa se preocupa com o cliente.
  • Evite emprestar ou fornecer o número do cartão e a data de validade do mesmo para terceiros. Assim, você evitará possíveis transtornos.

Identificação de clientes nos caixas automáticos

  • O BANCO REAL tem um processo de identificação para garantir a segurança dos clientes na sua rede de caixas eletrônicos e na Rede Banco24Horas.
  • O procedimento é bem simples: na hora de utilizar os caixas eletrônicos, além de digitar a senha pessoal, o equipamento solicita a digitação de três números adicionais que você cadastra quando fizer a sua primeira transação.
  • A combinação dessas informações, que somente o usuário do cartão conhece, permite uma identificação mais segura e exclusiva.

Previna-se contra e-mails fraudulentos

  • Evite abrir e-mails de origem desconhecida. Evite também clicar em links ou abrir arquivos anexos ao e-mail, principalmente os executáveis (com extensão .exe, .com, .scr, .bat).
  • Seja cauteloso com e-mails sobre promoções ou vantagens, e até mesmo com e-mails que pareçam escritos por conhecidos.
  • Sempre que abrir arquivos ou programas anexados, verifique se o antivírus está atualizado e ativo.
  • Nunca responda a e-mails que solicitem seus dados bancários (número de conta, agência, senhas de acesso).
  • Se você não autorizar o recebimento de e-mails do BANCO REAL, desconsidere toda e qualquer mensagem recebida contendo nomes, marcas, serviços ou ofertas, mesmo que essa mensagem supostamente pareça ter sido enviada pelo banco.


 
Referência: Banco Real
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :