Cartão de crédito - Conheça alguns cuidados para não ter cobranças indevidas
Apenas no primeiro semestre deste ano, a Fundação Procon-SP registrou 943
reclamações de consumidores que tiveram cobranças lançadas indevidamente em suas
faturas de cartões de crédito.
Isso porque, apesar de a tecnologia avançar cada vez mais, o "dinheiro de
plástico" ainda é suscetível à ação de fraudadores. Por isso, é muito importante
tomar alguns cuidados básicos com o seu cartão.
Dicas simples evitam muitos problemas
De acordo com a edição número 6 da Revista do Procon-SP, de julho a setembro
de 2007, a primeira dica, para quem quer evitar a ação de ladrões e golpistas, é
evitar sair de casa com os cartões, caso não precise utilizá-los.
Além disso, não emprestar o plástico, não repassar senhas para terceiros nem
andar com elas junto com os cartões também são cuidados básicos e que ajudam a
evitar muitos contratempos.
Outra dica importante é evitar a utilização dos plásticos em estabelecimentos
desconhecidos e/ou suspeitos. E caso a máquina fique longe do seu campo visual,
siga o atendente e não deixe que ele "suma" pelo lugar com o seu cartão.
Em caso de lançamentos indevidos
Se o cartão for roubado, furtado ou extraviado, a primeira ação a ser tomada
é registrar um B.O. (Boletim de Ocorrência) e ligar para a empresa responsável
pelo plástico e comunicar o ocorrido, para evitar compras fraudulentas.
Mesmo assim, caso seja detectada alguma cobrança indevida, o consumidor deve
entrar em contato novamente com a administradora, contestar o débito e realizar
os procedimentos indicados.
Feito isso, o cliente pode procurar algum órgão de defesa do consumidor, caso
seu problema não seja resolvido. "Estas ocorrências são freqüentes e podem ser
solucionadas no Procon-SP, sem que o cidadão tenha de recorrer ao Poder
Judiciário", informa a técnica de defesa do consumidor da entidade, Renata Reis.
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