Muita gente pensa que se comunicar bem é falar demais. Com o vendedor, não é
diferente. Muitos insistem em vender, sem ouvir aquele que mais gostaria de
expressar suas necessidades: o cliente. Por isso, não têm sucesso. Confira
algumas dicas para ouvir o cliente e fechar mais vendas:
1. Pratique a audição ativa. Ouça atentamente o comprador e entenda
perfeitamente o que ele tem a dizer.
2. Preste muita atenção aos gestos do cliente, que dizem mais que palavras.
3. Demonstre ao comprador que você o está ouvindo, acenando com a cabeça,
sorrindo e dando breves respostas.
4. Nunca interrompa, nem complete o pensamento do cliente, pois dessa maneira dá
a entender que o que ele está falando não é importante.
5. Use a empatia, colocando-se ao lado de quem está comprando, com palavras do
tipo: “entendo”, “compreendo”, “lamento”, “sinto muito”.
6. Imite com naturalidade alguns gestos e atitudes do cliente, a fim de que você
se sinta espelhado, entrando em sintonia com ele.