Vendas - O que fazer antes de iniciar uma operação de telemarketing
Uma operação de telemarketing não deve ser encarada como um
bicho-de-sete-cabeças, porém, como toda atividade que visa resultados concretos,
necessita de um planejamento adequado. Vamos falar sobre isso:
Para que uma operação de telemarketing alcance os resultados esperados, é
necessário alguns cuidados básicos antes da implantação. Vários pontos precisam
ser analisados e discutidos previamente. Dessa forma, podemos dizer que uma
operação de telemarketing eficaz é composta de três elementos básicos:
planejamento, equipe e infra-estrutura.
Vejamos cada um deles:
Planejamento – Antes de tudo, é preciso definir a estratégia que será
utilizada, respondendo a algumas questões: “Qual o produto a ser comercializado?
Qual o público-alvo que quero atingir? Haverá necessidade de outras ferramentas
de apoio ao telemarketing, como mala-direta, e-mail marketing, amostras do
produto ou até a visita pessoal de um vendedor?”.
A partir dessas respostas, é possível traçar as campanhas a serem trabalhadas, o
roteiro de abordagem, o treinamento em produto para a equipe e as técnicas de
venda que serão aplicadas.
Nessa fase, é preciso definir metas de venda e a logística necessária para
atender à demanda que será gerada. Meu estoque dará conta dos pedidos? Minha
área de expedição está preparada para enviar a quantidade esperada de produtos?
Também relacionada à meta de vendas está o dimensionamento da equipe, definição
de comissionamento ou premiação por cumprimento de metas, horários de trabalho e
infra-estrutura necessária.
Outro ponto fundamental do planejamento é o mailing (cadastro do
público-alvo a ser contatado). Uma regra clássica de vendas é "não adianta ligar
oferecendo o Alcorão a uma comunidade judaica". É preciso obter o cadastro de
fontes seguras, que garantam que os dados estão atualizados e, se possível,
ofereçam segmentação, como: classe social, profissão, nível de escolaridade e
renda. Somente dessa forma direcionaremos corretamente nossos esforços.
Equipe – Com as informações obtidas no planejamento, será possível
definir o perfil dos operadores, qual treinamento será necessário, quais as
campanhas de motivação apropriadas e ainda definir as atribuições do supervisor
da operação e da equipe.
O elemento equipe é fundamental! São os profissionais envolvidos no dia-a-dia do
telemarketing que serão a alavanca para o fechamento dos negócios e a "antena"
com o cliente. Eles são os únicos com condições de dar o feedback do que
pensa o consumidor e, por isso mesmo, deverão ser o termômetro para as mudanças
de estratégia e ajustes necessários ao sucesso da operação.
Os treinamentos técnicos e de produto deverão ser constantes, bem como as
campanhas de incentivo. Não dispense técnicas de relaxamento e qualidade de
vida. Cuide bem da sua equipe.
Infra-estrutura – Agora, vejamos os recursos de infra-estrutura
necessários à sua operação. Um local apropriado, com acústica que facilite a
comunicação por telefone, móveis confortáveis, seguindo os padrões de ergonomia
são requisitos básicos.
Os recursos de telefonia deverão ser dimensionados de acordo com o objetivo da
operação. Por exemplo: se o seu negócio é atendimento ao cliente (SAC) em uma
operação receptiva, é importante ter um dispositivo que realize a distribuição
das chamadas entre os operadores (DAC – Distribuidor Automático de Chamadas).
Atualmente, temos até operadoras de telefonia fornecendo serviços de "PABX
virtual", fazendo suas linhas diretas trabalharem como um PABX, porém
minimizando custos. No caso de sua operação ser de telemarketing ativo, pode não
haver a necessidade de um PABX, pode-se até utilizar linhas diretas para a
operação. Porém, em qualquer dos casos, é imprescindível ter instalações
organizadas, evitando ruídos e garantindo a qualidade das ligações.
Além dos recursos de telefonia, existe outro item, de fundamental importância: o
cérebro eletrônico que movimentará a operação, chamado software. Existem
ferramentas no mercado específicas para gerenciamento de telemarketing.
Tenha em mente a satisfação de itens essenciais, como: gerar produtividade
(discagem automática, por exemplo), simplificar tarefas, controle máximo sobre o
andamento dos processos e resultados, permissão de rápidas mudanças de
estratégia e implantação de novas campanhas (flexibilidade).
Quando se fala em tecnologia, é preciso tomar cuidado com os extremos: um
software simples demais pode ser barato, porém não dispõe da flexibilidade
necessária a uma operação de telemarketing, causando limitações no momento de
diversificar campanhas.
Também um software sofisticado demais, pode ter recursos que você nunca
utilizará e terá certamente uma implantação mais longa e complicada, que exigirá
equipamentos compatíveis, resultando em uma equação bastante dolorida para o
bolso do empreendedor.
Outro ponto importante é prever o crescimento do negócio, assim sistemas
modulares são ideais, pois você pode expandir de acordo com o seu crescimento.
Portanto, é preciso avaliar muito bem suas necessidades e buscar o melhor
custo–benefício.
É importante também verificar se o fornecedor tem suporte técnico especializado,
se oferece acompanhamento pós-venda, quais são seus clientes, tempo no mercado e
exemplos de aplicação em outras empresas. Ele também deve oferecer atualizações
do sistema, garantindo a preservação do seu investimento.
Concluindo, podemos afirmar que existem outras variáveis que podem surgir,
dependendo do seu negócio, produto, cultura e estrutura além do perfil de seus
clientes, mas a base para qualquer operação de telemarketing passa pelos itens
acima. Tomando os cuidados preliminares sugeridos, você potencializará suas
chances de ser bem-sucedido, certamente trilhando rumo a um grande sucesso.
Referência:
vendamais.com.br
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