Negócios / Empreendedorismo - Marketing para pequenas e médias empresas
Muitos dos pequenos e médios empresários estão vivendo em outro mundo quando
se trata de marketing. Com exceção de alguns poucos empreendimentos que surgiram
bem planejados e capitalizados, a grande maioria vem trabalhando com conceitos
ultrapassados de marketing e com isto se frustrando e perdendo dinheiro.
Portanto prepare-se, você irá conhecer mais algumas ações de marketing, que irão
te ajudar a montar um plano de ação consistente e poderão te colocar à frente de
seus concorrentes. Vamos começar pelo básico:
A Imagem do seu negócio Mais importante do que você pensa sobre a sua
empresa é o que seus clientes pensam dela. E dificilmente a imagem que temos da
nossa empresa é a mesma que os outros têm. A questão é que, se os clientes vêem
a sua empresa de uma maneira negativa, é isso que ela será. Mesmo que você
discorde totalmente da opinião deles. Os fatores que mais contribuem para a
formação da imagem de sua empresa são a qualidade de seus produtos ou serviços,
um bom dia mal-humorado de sua recepcionista, o logotipo, e ainda costumo dizer
que até o desodorante vencido de seu boy comunica. Fique atento!
Nome de sua empresa Antes de qualquer coisa sua empresa precisa de um bom
nome. Que todos consigam pronunciar, que não gere confusão e que seja adequado a
linguagem do seu público alvo. E principalmente seja exclusivamente seu. Parece
básico e sem dúvida é, porém não é óbvio. Acredito que muitos conheçam pelo
menos um nome de empresa de pronúncia difícil e inadequado ao seu público.
Logotipo de sua empresa Como alguns já sabem é a representação gráfica,
principalmente visual. Deve transmitir a personalidade de sua empresa, a sua
identidade. Recomendo, sempre, um logo "simples" que em apenas alguns segundos o
seu público alvo entenda e principalmente consiga ler facilmente o nome de sua
empresa. Muitas empresas possuem logotipos que parecem que foram desenvolvidos
pela concorrência, pois de tão "sofisticados" se tornam ilegíveis e
incompreensíveis.
Posicionamento da sua empresa Responda rapidamente: Sua empresa faz o que
e para quem? Uma pergunta simples para uma resposta, às vezes complicada. Se seu
cliente, ou potencial, não sabe quem é você e o que você faz, poderá querer o
que você não é. Pior que isso: Poderá não comprar. Crie um "discurso" objetivo a
ser usado por "todos" os funcionários, inclusive sócios, que transmita
claramente o que sua empresa faz e para quem. A criação de um slogan ajudará
reforçar seu posicionamento. E quanto mais usá-lo melhor.
Decoração de sua empresa Seu público e seus clientes formarão opiniões e
conceitos sobre seus produtos, ou seus serviços, com base na decoração de sua
loja, empresa ou de sua fábrica. Ela compõem a sua identidade corporativa, que
deve ser honesta e coerente com seu posicionamento estratégico. Invista nisto!
Cartão de Visitas Alguns empresários com poucos recursos financeiros para
investir em comunicação, utilizam todos os meios que possuem para divulgar
produtos, serviços e seu posicionamento. Um exemplo, em seus cartões de visitas
coloque mais do que seu nome, cargo, endereço, e meios para contato. Inclua
benefícios de se fazer negócios com sua empresa, ou como a Gerdau, inclua seus
valores.
Horários e dias de funcionamento Isto mesmo! O seu horário e dia de
funcionamento fazem parte de seu marketing. Se sua empresa fica aberta ou abre
em dias que seus concorrentes não, você terá alguma chance de ganhar negócios
que seriam deles. Um pequena mudança que pode refletir positivamente em seu
caixa.
Atendimento Telefônico A maneira pela qual seus funcionários e até mesmo
como você atende ao telefone agrada ou desagrada as pessoas que procuram sua
empresa. Todos que atendem ao telefone, devem saber como estimular
positivamente, com palavras, sorrisos e atitudes, cada pessoa que liga para sua
empresa. Faça um teste, ligue e escute o que está sendo transmitido.
Pós-venda, não. Pré-venda da próxima venda Muitos empresários acham que o
processo de marketing termina quando a venda acontece. Mas alguns mais
experientes sabem que é exatamente após a venda que o marketing começa. Mantenha
sempre o canal aberto com seu cliente, faça contato e acompanhe como está sendo
feita a entrega de seus produtos ou serviços, não deixe exclusivamente esta
responsabilidade na mão de seus vendedores. O acompanhamento após a venda é a
chave para um bom relacionamento e sem dúvida é um facilitador para um próximo
negócio.
São dicas simples e práticas que inseridas em um plano, com objetivos e metas
claramente definidas poderão te levar a frente da concorrência. É o que costumo
dizer em minhas palestras: marketing, com baixo custo, ou marketing de guerrilha
é um conjunto de pequenas ações, muitas delas bastante utilizadas pela maioria
das empresas. Porém, a eficácia está em utilizá-las de forma integrada e
planejada, orientadas por objetivos comuns e mensuráveis.
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