Desde o último dia 15 de dezembro, os consumidores brasileiros podem
verificar, pela internet, quais são as reclamações mais recebidas pelos Procons
de 19 estados do País e quais empresas têm o maior número de consultas.
O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) já engloba
informações do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás,
Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de
Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.
No Mato Grosso do Sul, Ceará e Sergipe, o sistema está em fase de capacitação,
segundo informações do Ministério da Justiça. Para os demais estados e
municípios, o sistema também deverá chegar.
Ajuda na hora das compras
Para o diretor do Departamento Nacional de Defesa do Consumidor, Ricardo
Morishita, esse sistema vai ajudar ainda mais na hora das compras, já que o
cliente poderá saber qual é a conduta de uma determinada empresa diante de uma
reclamação.
Conforme divulgou a Agência Brasil, a pesquisa por meio do Sindec pode
ser feita de duas formas: pelo Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas,
que dá acesso às empresas, ao tipo de reclamações contra elas e à ação adotada
diante das queixas; e diretamente pelo nome da empresa que fornece o serviço