É perfeitamente possível desenvolver uma estratégia de marketing pessoal para
conseguir um bom emprego. Conquistar uma colocação no mercado de trabalho pode
ser comparado à venda de um produto. Utilizando os mesmos procedimentos e
técnicas qualquer profissional, que esteja desempregado, poderá ser bem sucedido
em seu objetivo de recolocação.
Apresentaremos a seguir um conjunto de sete procedimentos de marketing
pessoal com este objetivo:
Dica 1: Sugerimos, como primeiro passo, uma análise de sua
experiência profissional, de sua formação acadêmica, e de suas habilidades e
talentos. Coloque tudo no papel, e crie um cargo fictício baseado em sua
competência profissional, visando oferecer um perfil profissional que atenda a
uma real necessidade das empresas que você pretende trabalhar.
Dica 2: Em seguida, elabore um currículo diferente do
tradicional. Uma espécie de apresentação profissional, destacando talentos,
experiências e habilidades. Você é o produto, e seu perfil profissional será a
sua propaganda junto às empresas que você irá tentar uma vaga. Lembre-se, se o
produto for suficientemente atraente, mesmo as empresas que não estão
disponibilizando vagas no momento, podem ficar tentadas a contratá-lo.
Dica 3: Monte uma estratégia de venda. Relacione um bom número
de empresas que poderiam vir a contratá-lo. Ligue para o responsável do setor de
contratação de cada empresa que pretende trabalhar. Avise que estará mandando
uma proposta de trabalho, e depois ligue novamente para confirmar o recebimento,
colocando-se à disposição para uma possível entrevista ou contato. Depois é só
aguardar. . .
Dica 4: Prepare-se para as possíveis entrevistas. Certamente
existirão várias. Treine bastante o que vai dizer durante a entrevista, dê
ênfase aos benefícios que a empresa obterá ao contratá-lo. Faça um roteiro de
todos os argumentos que irá utilizar. Prepare-se para vários tipos de perguntas.
O ideal seria discutir o roteiro com algum amigo ou alguém próximo que pudesse
lhe dar algum feedback.
Dica 5: Prepare com muito cuidado sua apresentação pessoal:
vestuário, cabelo, aparência geral. Que imagem pretende passar? Qual a imagem
que o cargo exige? Sua imagem está de acordo com a expectativa de seu futuro
empregador? Se não, mude-a antes da entrevista, pois ela pode ser decisiva para
o seu sucesso. A verdade é que um produto vale pelo conteúdo e também pela
embalagem.
Dica 6: Durante a entrevista dê atenção especial à maneira como
vai se comportar. Você precisa conquistar a confiança e simpatia de seu
entrevistador sem dar a impressão de estar bajulando-o. Está provado que os bons
vendedores começam sua argumentação de venda procurando sintonizar-se com o
cliente. Procure falar no mesmo ritmo e tom de voz, e utilize as palavras
enfatizadas pelo entrevistador. Enfim, procure expressar-se na mesma linguagem.
Dica 7: Aja com entusiasmo, motivação e autoconfiança. Três
ingredientes muito valorizados pelas empresas em qualquer funcionário,
independente do cargo que ele irá ocupar.
Agindo assim, todo profissional poderá se beneficiar deste plano de marketing
pessoal, em sua busca para conseguir um emprego. Dessa forma, além do
tradicional envio de currículo a partir dos anúncios de jornal, o profissional
aumentará suas chances de conseguir rapidamente um bom emprego. E o que é mais
importante, poderá até escolher entre várias opções.