Negócios / Empreendedorismo - Um Programa de Fidelidade Sustentável
Para criar uma estratégia de marketing de relacionamento sustentável,
serão apresentados quatro medidas que a indústria de bens de consumo deveria
adotar:
Faça a experiência do cliente evoluir
Os programas de pontos são uma porta de entrada essencial para os programas
de fidelidade. Eles oferecem um motivo lógico para os clientes comprarem mais
produtos, para ganhar mais pontos e mais recompensas. Mas é preciso que haja um
passo seguinte. Os clientes que desejam permanecer fiéis a uma marca se sentirão
deixados de lado após o programa de pontos se tornar previsível. As empresas
precisam fazer com que a experiência do cliente seja boa o suficiente para que
ele permaneça fiel após o programa de pontos perder o calor inicial. O próximo
passo é a experiência. Dê aos clientes que investiram tempo e atenção, uma
experiência que amplifique a mensagem da sua marca.
Entenda as condições do mercado
Um programa de fidelidade deve ser competitivo no mercado. Existem diversos
programas na área de bens de consumo que são um desperdício de recursos.
Programas de fidelidade baseados em pontos podem ser extremamente eficazes para
gerar atração à marca, dados de clientes e aumentar a receita. Mas isso não
funciona se várias marcas estiverem fazendo a mesma coisa, ao mesmo tempo e no
mesmo lugar. Seja inteligente. Esteja atento.
Invista nos Relacionamentos B2B
Os varejistas e fabricantes não deveriam supor que o programa de fidelidade
gerará trafego de clientes em todos os canais, mas a demanda de produtos em
determinado ponto pode ativar toda a cadeia de suprimentos. O programa
BudBucks.com, da Budweiser Reino Unido, por exemplo, aumenta o awareness da
marca e dá aos clientes uma razão para comprar a cerveja de uma empresa
estrangeira. A Anheuser-Busch está promovendo um programa que, em última
instância, gera tráfego de clientes para os varejistas. Mas em resposta, os
varejistas precisam comprar mais Bud. Essa relação B2B é um ingrediente
essencial em um programa de fidelidade.
Torne a fidelidade parte do branding
Se o seu programa de fidelidade não contribui para a construção da marca (branding),
alguma coisa está errada. Já ouvi alguns colegas dizerem que “a publicidade faz
as pessoas se conectarem à marca, mas o marketing direto é o que realmente
vende”. Com todo o respeito, isso não é verdade. Os programas de fidelidade,
incluindo os programas de pontos, fazem parte do branding. Quando um cliente
avalia um programa de fidelidade de cerveja, refrigerante, aspirina, fralda ou
de qualquer outro produto, ele tem uma impressão. E isso fará parte da imagem
que a pessoa tem da marca. Os programas de fidelidade para a indústria de bens
de consumo devem levar à intenção de compra e despertar o awareness da marca.
Todas as métricas utilizadas nos programas de fidelidade deveriam levar em conta
o awareness, o engajamento, as impressões e o aumento das vendas. Não é
aconselhável isolar nenhum desses indicadores.
Como profissionais de marketing, somos encarregados da tarefa de apresentar
produtos e experiências aos clientes certos. Isso tem se tornado cada vez mais
difícil, mas quando considero as possibilidades do marketing de relacionamento,
a tarefa fica um pouco mais administrável. Mesmo em um mercado em que os
produtos são feitos para as massas, são os relacionamentos individuais que
contam. O processo não precisa ser caótico. É tão simples e valioso como uma
conversa com um velho amigo.
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