O computador travou, a senha foi esquecida, o arquivo não abre. Em todas
estas situações, os profissionais recorrem a uma só área da empresa: suporte.
O problema real é que alguns conflitos começam quando os colegas de outros
departamentos não param de chamar estas pessoas, que, além de dar suporte, ainda
têm de desenvolver seu próprio trabalho. Para evitar esta situação, existem seis
regras que evitam que você recorra, a todo momento, a estes profissionais.
Não é preciso ser um "expert" em computador para seguir estas regras.
Somente ter boa vontade e prestar atenção, para que não complique ainda mais a
situação e tenha um problema ainda maior para o "suporte" perder mais tempo.
Atente à sua senha
É possível encontrar na internet listas de senhas comuns, incluindo a palavra
senha, e outras simples, como amor e esperança.
Se a sua senha é como uma destas, faça um favor a você mesmo, e ao pessoal da
área de suporte, e troque-a, ou as chances de seus documentos confidenciais
serem acessados são enormes.
Bloqueie seu computador
Imagine que você saia para trabalhar e, quando volta, apesar de tudo parecer
normal, algo em seu computador foi mexido, o que comprometerá todo o seu
trabalho.
Para que isso não aconteça, bloqueie-o. Dê logoff em seu computador,
mesmo quando for a uma reunião. Esta é a melhor forma de protegê-lo, já que as
pessoas precisarão de senha para reiniciá-lo.
Exija novos equipamentos
Para conseguir isto, o que não deve ser fácil para algumas pessoas, uma
possibilidade seria escrever uma carta em que explica que seu equipamento não
funciona bem, o que o impede de realizar algumas atividades, e como a nova
aquisição poderia ser benéfica para a empresa.
Seja o mais específico possível. Em alguns casos, é melhor dirigi-la para o
gerente, e em outros, para o próprio departamento de suporte.
Resolva rápido o problema
Ao contatar a equipe de suporte, não diga apenas que o aparelho não está
funcionando, mas como ele parou de responder aos seus comandos e o que estava
fazendo quando o aparelho parou de funcionar. Diga se o computador deu alguma
resposta de erro e qual foi.
Previna problemas em laptops
Esta regra começa com uma dica simples: não entre em sites que possam infectar
seu laptop. Além disso, tenha certeza de que o antivírus está ativado e
mantenha as crianças longe do equipamento.
Salve seus documentos
Isso não significa apenas salvá-los no programa que usa, mas em pastas
compartilhadas no sistema da empresa, se forem muito importantes. Neste caso,
será preciso contatar a área de suporte, para que ajudem na criação da pasta.