Carreira / Emprego - Chefe: Guru, parceiro ou juiz. Qual o papel do "chefe" no seu trabalho?
Embora muitos não se dêem conta disso, o chefe exerce um
papel importante no desempenho de seus funcionários. Exigente demais, parceiro
ou indiferente, ele dita o "astral" do ambiente de trabalho, mesmo sem notar. E
você, já percebeu isso no seu dia-a-dia?
Liderança na prática
É bastante natural que você tenha sua opinião quanto ao trabalho do seu chefe.
Porém, dentro da sua trajetória de crescimento, também pensa em avançar na
hierarquia e ocupar cargos de liderança, seja na empresa atual ou em um novo
emprego. Então imagine, antes de criticar o seu superior imediato: como você
seria como chefe?
O perfil de liderança gera controvérsias no mercado corporativo: há quem diga se
tratar de uma qualidade natural, enquanto outros afirmem que o bom desempenho da
"missão" seja possível com disposição e treinamento.
Muito tem se falado também na existência do líder "servidor", aquele que inspira
seus funcionários pelo seu exemplo, sabe ouvir e compartilha opiniões.
O ponto que ninguém discorda, no entanto, é quanto ao reflexo do comportamento
de um líder no trabalho: ele é capaz de gerar motivação em sua equipe, de
garantir o bom clima da organização, aumentar a satisfação dos clientes ou, por
outro lado, acarretar queda de desempenho dos funcionários e aumento do
turnover!
Reflexos da liderança
Quais os reflexos da liderança nos resultados de uma empresa? Para responder a
essa pergunta, no livro "The Extraordinary Leader", os autores John Zenger e
Joseph Folkman apresentam o resultado de uma pesquisa realizada, ao longo de
três anos, com mais de 26 mil líderes de empresas da América do Norte, América
Latina e Europa.
A afirmação "grandes líderes fazem uma grande diferença" é a principal conclusão
do estudo. Um dos pontos abordados foi a relação entre a liderança eficaz e o
turnover: numa seguradora de grande porte, constatou-se que os 30% de
líderes com resultados inferiores na pesquisa apresentavam 19% de turnover
nas unidades operacionais sob sua responsabilidade.
Por outro lado, na mesma empresa, entre os 60% de líderes com resultados
intermediários, a rotatividade de funcionários caía para 14%. Já entre os 10% de
líderes com resultados acima da média, o turnover registrado foi de
apenas 9%.
De olho no cliente
Com a mesma proposta, a pesquisa apurou também o reflexo da postura do líder em
relação aos clientes. Numa grande empresa de alta tecnologia, constatou-se que
os 20% de líderes com desempenho inferior obtiveram um índice de satisfação dos
clientes de 39%.
Na mesma comparação, os 60% de funcionários da liderança com resultado
intermediário obtiveram um índice de satisfação de 49%. Já os 20% de líderes
"superiores", o percentual de satisfação subiu para 68%.
Como se pode perceber, não há dúvidas quanto à influência positiva ou negativa
de um líder. Quer trilhar este caminho ou entender melhor o seu chefe? Dê um
passo de cada vez, analise seu desempenho e...sucesso!
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