Negócios / Empreendedorismo - Liderança: conquistando a lealdade e o respeito do funcionário
Delegar, organizar, ter responsabilidades. Essas são apenas algumas das
tarefas destinadas àqueles que lideram uma equipe. Será que seus funcionários
estão entendendo o seu papel? Será que seu trabalho vem realmente sendo
eficiente? Se você parou para pensar para responder essas perguntas, está na
hora de rever seus conceitos sobre a liderança.
Comunicação
Falar com clareza e divulgar os objetivos e princípios da companhia é
importantíssimo para o bom andamento do trabalho. Manter os funcionários
envolvidos com as metas da empresa e o andamento dos processos faz com que eles
se sintam mais responsáveis pelo sucesso e, assim, mais atrelados ao trabalho.
O feedback também é necessário para que o trabalhador saiba como sua
tarefa tem contribuído, ou não, para o alcance dos objetivos.
Autoridade e responsabilidade
Delegar responsabilidades e dar uma certa autoridade a determinados funcionários
também é uma forma de se mostrar um bom líder. Não ter medo de ser passado para
trás ou de ser substituído demonstra auto-confiança e faz crescer o respeito das
pessoas para com você.
Na hora de uma falha, antes de procurar culpados, busque entender o porquê do
problema e se o processo não está errado.
Avaliação e confiança
Estabeleça um grupo para ajudá-lo nas decisões estratégicas e avaliar sua
própria performance. É bem mais fácil ouvir dos seus próprios funcionários o que
eles esperam de você e do seu trabalho para avaliar onde estão as falhas.
Além disso, essa atitude transmite igualdade e confiança e, além de ajudá-lo a
conquistar a lealdade da equipe, agrega força ao trabalho diário e,
conseqüentemente, à empresa.
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