O departamento ou profissional de marketing deve agir como um guia e liderar os
outros departamentos e profissionais no desenvolvimento, produção, execução e
suprimento de produtos ou serviços para seus clientes. A comunicação é vital. O
pessoal do marketing tem uma melhor compreensão do mercado e das necessidades do
cliente, mas não deve agir independentemente do desenvolvimento do produto ou do
serviço ao cliente. Deve haver uma comunhão de idéias. O marketing deve estar
envolvido sempre que se dicsute o desenvolvimento de um novo produto ou
uma função relacionada ao cliente.
Não se atenha à ideia de que o marketing deve fazer estes planos e
recomendações sozinho. É muito importante que o departamento ou profissional de
marketing considere os comentários de muitas pessoas dentro da empresa. Não
apenas os comentários e sugestões ajudam o restante da empresa a entender e
apoiar os esforços de marketing, como também fornecem algumas análises
inestimáveis sobre o que o cliente quer e sobre novas idéias que podem ter
escapado ao restante da empresa. Por exemplo, seus técnicos de serviço e seus
representantes do serviço ao cliente conhecerão bem as opiniões e necessidades
dos clientes. Deixe que todos se envolvam e você terá um esforço mais coeso.
Os objetivos e diretrizes estabelecidos pelo marketing devem, pelo projeto,
estar em linha com a visão e a missão da empresa. O alto escalão administrativo
deve se envolver e estimular a cooperação de todos os departamentos na
implementação do plano, integrando uma mensagem consistente em todos os canais
de comunicação. Se este não for o caso, os esforços para colocar os produtos da
empresa no mercado falharão. É simples assim.
Trabalhe entre todos os funcionários a idéia de que marketing é um esforço de
equipe. Os indivíduos podem ter seus próprios objetivos e prioridades, mas
se não considerarem os objetivos e a necessidade maior da empresa, podem
atrapalhar os esforços e destruir os seus planos de marketing.
Para ilustrar isto, suponha que uma empresa implementou um programa de mala
direta e colocou códigos nas etiquetas do correio para rastrear a fonte das
listas de endereços a partir das quais os clientes fazem seus pedidos. Se os
funcionários que recebem os pedidos não pedem e registram estes códigos, então o
departamento de marketing não tem como saber quais listas estão funcionando e
quais listas não estão. Normalmente, a cooperação entre os departamentos e o
apoio do primeiro escalão para reforçar os procedimentos necessários é
fundamental.
O departamento de marketing estuda o mercado e os clientes, determina o
melhor modo para atingir estes clientes e trabalha com o restante da empresa
para ajudar a determinar as necessidades de mercado do novo produto. Além disso,
ele representa a empresa com uma voz consistente.
A seguir, vamos começar a rever as etapas para montar seu plano de marketing.
Este é um processo de 4 etapas:
- pesquisar e analisar o seu negócio e o mercado
- planejar e escrever o plano
- implementar o plano
- avaliar os resultados