A criação do conteúdo

Depois que você escolhe o tipo de livro que deseja produzir, é hora de começar a escrevê-lo. A maneira mais óbvia é fechar a porta para o mundo, escrever o que você quiser e só se preocupar com a edição depois. Mostre-o à família e aos amigos quando você quiser mas, fora isso, faça do jeito que achar melhor. Você não tem que se preocupar com o editor.

Para muitos auto-editores, isso não funciona muito bem -  e eles se perdem sem alguém com quem possam trocar idéias. Uma solução é contratar um editor assistente freelance. Ele tem a mesma função do editor que trabalharia com você em uma editora - você pode lhe mostrar rascunhos e esboços, e ele pode editar algumas partes para melhorar o livro. A diferença, é claro, é que você tem a palavra final e não ele. Teoricamente, a principal coisa que esses profissionais trazem para a publicação de livros é seu conhecimento especializado - um editor assistente precisa saber como criar um bom livro.

O custo de um editor assistente freelance entra em seu orçamento total para o livro. Dependendo do seu modo de trabalhar, a presença desse profissional pode lhe poupar tempo e ser um gasto que vale a pena.

Além disso, você talvez queira a ajuda de outros profissionais. Na próxima seção, falaremos das outras pessoas que você poderá incluir em sua folha de pagamento.