Vendas - Quantos vendedores tem a sua empresa?
Continuamos a verificar a existência de organizações comerciais que primam pela
uniformidade. Quando verificamos o funcionamento comercial de inúmeras empresas
constatamos que dois pontos ficam explícitos: A empresa delega à sua força de
vend12 o contato com o mercado e os principais executivos estão afastados do
processo de negociação direta com os clientes. Estes dois aspectos são
fundamentais para identificar se uma empresa é voltada para o mercado ou não.
Quando a empresa tem a expectativa de que os vendedores resolvam todos os
problemas de comercialização está abrindo mão da sua atividade fim que é
"conhecer as peculiaridades do mercado em que atua para mover-se rapidamente
frente as contínuas modificações propostas pelos clientes, concorrentes e novas
tecnologias". Se os principais executivos não participam direta e ativamente da
negociação com os clientes estão, não só "deixando de formar o vínculo
necessário entre cliente e fornecedor" mas principalmente "perdendo a
oportunidade única de identificar quais as dificuldades que a equipe de vend12
enfrenta no mercado".
Esta situação se agrava sobremaneira quando são utilizados representantes
comerciais. Este profissionais tem como seu maior patrimônio o relacionamento
com os clientes e são também empresários que procuram minimizar custos
operacionais e maximizar os resultados. Portanto há um conflito de interesses
entre a empresa que sabe da necessidade de ampliar o atendimento ao cliente e o
representante que não tem interesse em aumentar seus custos (visitas) para o
mesmo retôrno. Mesmo assim temos inúmeras empresas organizadas de forma rígida e
linear perante o mercado.
A estrutura convencional encontrada é: Diretor Comercial, gerente de vend12,
supervisor e vendedores. Este formato uniforme não atende mais as
particularidades de cada mercado, não permite um atendimento diferenciado aos
melhores clientes e é obstáculo sério à nova dinâmica comercial que está
acontecendo no mercado. O grau de concentração de compradores em andamento
principalmente no varejo, as fusões entre empresas industriais, de serviço e
bancos, reduz substancialmente o número de jogadores no mercado. Segundo um
cliente nosso "é briga de cachorro grande, poucos contra poucos". Manter uma
estrutura de vend12 tradicional atuando neste cenário é caminho direto para o
fracasso. Além disso um número crescente de clientes não aceita mais negociações
com vendedores ou representantes.
Os contratos são discutidos pelo período de um ano e diretamente com a diretoria
do fornecedor. Quem já participa deste processo sabe do que eu estou falando.
Tornou-se urgente reorganizar as formas de acessar o mercado. A utilização das
estruturas convencionais já não atende as demandas dos clientes e das próprias
empresas. É preciso tratar cada segmento de mercado pelas suas características
próprias, é fundamental conhecer os critérios de compra de cada organização e
fazer a abordagem comercial levando em conta estes critérios. Precisamos inserir
a figura do distribuidor e do atacado neste processo.
Necessitamos remodelar as formas como os clientes são abordados. Todos na
empresa devem ter clientes próprios, trabalhar como vendedores. As empresas que
já utilizam esta modelagem tem obtido resultados compensadores. O diretor
comercial deve ter um grupo de clientes diretos, trabalhar como vendedor junto a
estes clientes, "sentir" o processo da venda.
Da mesma forma gerentes e supervisores devem atuar como vendedores junto a um
grupo selecionado de clientes. Aliando a experiência com a prática no mercado os
executivos podem contribuir de forma decisiva para melhorar os resultados da
empresa. Se você é um executivo da área comercial, financeira ou industrial
procure lembrar qual foi a última vez em que trabalhou como "vendedor" da
empresa, em que do seu desempenho dependeu o fechamento de um negócio. Espero
que tenha sido poucos minutos antes de ler este artigo.
Referência:
vendasnet.com.br (Vitor Hugo A. Toss)
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