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Motivação - Decisões, combinações e compromissos 

Data: 15/06/2007

 
 

Eu tenho sempre em mente duas fases que servem para sintetizar o significado de planejamento.
A primeira é: "Planejar é uma atitude de respeito com quem depende de nós para atingir seus resultados" - brilhante!.
A segunda é: "Planejar é colocar no papel as decisões já tomadas, as combinações feitas e os compromissos assumidos".
Vamos analisar o que cada uma das frases tem contem de útil para o nosso dia-a-dia. Planejar como ato de respeito é brilhante porque lembra a todo executivo a sua responsabilidade sobre a sua equipe. Lembra de que sem objetivos claros é impossível chegar lá. Quantos chefes detém o poder pela sonegação de informações fundamentais aos seus subordinados? Quantos acreditam que "quanto menos previsível o chefe, maior o seu poder"? Se considerarmos que o desempenho de um funcionário está diretamente ligado a três pressupostos básicos quais sejam: Saber o que fazer; Saber como fazer e querer fazer, podemos verificar como o planejamento é fundamental para que os resultados desejados sejam alcançados. Quando o líder de uma equipe define claramente o que espera dos seus liderados está propiciando que as capacidades individuais sejam adequadas às demandas requeridas, que a motivação individual seja identificada em cada tarefa e principalmente que o processo de avaliação do seu desempenho esteja claro. Nada incomoda mais um subordinado do que a ausência de resposta a três indagações básicas.

O que esta empresa espera de mim?
Eu tenho qualificação técnica e experiência para atender as expectativas?
Como saberei que estou fazendo a coisa certa?
Omitir de seus liderados as respostas para estas três questões é a mais negativa das características de qualquer líder. O caminho do sucesso está em justamente responder adequadamente as demandas da equipe através de um planejamento adequado onde estejam claros os objetivos a alcançar individualmente, os recursos humanos e tecnológicos necessários e um sistema de avaliação e recompensas pré-definido. Portanto definir planejamento como um ato de respeito aos que dependem de nós para atingir seus objetivos é uma forma de dizer que as pessoas esperam dos seus líderes mais respostas do que a maioria está recebendo. "Planejar é colocar no papel as decisões já tomadas, as combinações feitas e os compromissos assumidos". Quantos "planos" não passam de um mero exercício de ficção? Quantas horas são perdidas anualmente para colocar no papel desejos e vontades sem a menor consistência? Algumas empresas partem do seguinte princípio: "Este ano vamos precisamos aumentar o faturamento em 20%". E está feito o planejamento, que mensalmente será avaliado e para espanto de todos poderá apresentar qualquer resultado, positivo ou negativo, mas quase sempre longe dos 20% desejados, sem que alguém na empresa consiga explicar as razões. Existem outras alternativas. Consideramos que um bom planejamento aquele que inicia sempre pelo exame do ambiente externo, para o qual estabelecemos premissas ( que deverão ser monitoradas), identificamos o potencial do mercado via pesquisa de intenção de compra, e que a partir destas premissas e os dados de mercado examinamos o comportamento histórico da empresa, para o qual também estimamos premissas ( que deverão ser monitoras), e só a partir destas duas análises poderemos fixar os nossos objetivos. Este passos são fundamentais para dar consistência e credibilidade aos planos. A segunda etapa da consistência do planejamento é submeter os objetivos aos respectivos responsáveis. Desta forma todos os envolvidos poderão identificar quais são as reais possibilidades de realização, avaliando os recursos pessoais e técnicos necessários e posicionando-se em relação a cada demanda específica. Esta é a fase de negociação fundamental ao sucesso de qualquer plano, pois é neste momento que se estabelecem as combinações e compromissos entre as diversas áreas da empresa para que os objetivos sejam alcançados. Por fim temos o acompanhamento dos objetivos, combinações e compromissos que tem na metodologia POI® uma das melhores ferramentas disponíveis.
Lembre-se que o seu papel como líder de uma equipe é principalmente orientar e dar condições para que as pessoas exercitem todo o seu conhecimento e talento para dar resultado para a empresa.

Pense seriamente nesta e outras questões para avaliar se a sua empresa está preparada para o futuro.



 
Referência: vendasnet.com.br (Vitor Hugo A. Toss)
Autor: Vitor Hugo A. Toss
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