Eu tenho sempre em mente duas fases que servem para sintetizar o significado de
planejamento.
A primeira é: "Planejar é uma atitude de respeito com quem depende de nós para
atingir seus resultados" - brilhante!.
A segunda é: "Planejar é colocar no papel as decisões já tomadas, as combinações
feitas e os compromissos assumidos".
Vamos analisar o que cada uma das frases tem contem de útil para o nosso
dia-a-dia. Planejar como ato de respeito é brilhante porque lembra a todo
executivo a sua responsabilidade sobre a sua equipe. Lembra de que sem objetivos
claros é impossível chegar lá. Quantos chefes detém o poder pela sonegação de
informações fundamentais aos seus subordinados? Quantos acreditam que "quanto
menos previsível o chefe, maior o seu poder"? Se considerarmos que o desempenho
de um funcionário está diretamente ligado a três pressupostos básicos quais
sejam: Saber o que fazer; Saber como fazer e querer fazer, podemos verificar
como o planejamento é fundamental para que os resultados desejados sejam
alcançados. Quando o líder de uma equipe define claramente o que espera dos seus
liderados está propiciando que as capacidades individuais sejam adequadas às
demandas requeridas, que a motivação individual seja identificada em cada tarefa
e principalmente que o processo de avaliação do seu desempenho esteja claro.
Nada incomoda mais um subordinado do que a ausência de resposta a três
indagações básicas.
O
que esta empresa espera de mim?
Eu tenho qualificação técnica e experiência para atender as expectativas?
Como saberei que estou fazendo a coisa certa?
Omitir de seus liderados as respostas para estas três questões é a mais negativa
das características de qualquer líder. O caminho do sucesso está em justamente
responder adequadamente as demandas da equipe através de um planejamento
adequado onde estejam claros os objetivos a alcançar individualmente, os
recursos humanos e tecnológicos necessários e um sistema de avaliação e
recompensas pré-definido. Portanto definir planejamento como um ato de respeito
aos que dependem de nós para atingir seus objetivos é uma forma de dizer que as
pessoas esperam dos seus líderes mais respostas do que a maioria está recebendo.
"Planejar é colocar no papel as decisões já tomadas, as combinações feitas e os
compromissos assumidos". Quantos "planos" não passam de um mero exercício de
ficção? Quantas horas são perdidas anualmente para colocar no papel desejos e
vontades sem a menor consistência? Algumas empresas partem do seguinte
princípio: "Este ano vamos precisamos aumentar o faturamento em 20%". E está
feito o planejamento, que mensalmente será avaliado e para espanto de todos
poderá apresentar qualquer resultado, positivo ou negativo, mas quase sempre
longe dos 20% desejados, sem que alguém na empresa consiga explicar as razões.
Existem outras alternativas. Consideramos que um bom planejamento aquele que
inicia sempre pelo exame do ambiente externo, para o qual estabelecemos
premissas ( que deverão ser monitoradas), identificamos o potencial do mercado
via pesquisa de intenção de compra, e que a partir destas premissas e os dados
de mercado examinamos o comportamento histórico da empresa, para o qual também
estimamos premissas ( que deverão ser monitoras), e só a partir destas duas
análises poderemos fixar os nossos objetivos. Este passos são fundamentais para
dar consistência e credibilidade aos planos. A segunda etapa da consistência do
planejamento é submeter os objetivos aos respectivos responsáveis. Desta forma
todos os envolvidos poderão identificar quais são as reais possibilidades de
realização, avaliando os recursos pessoais e técnicos necessários e
posicionando-se em relação a cada demanda específica. Esta é a fase de
negociação fundamental ao sucesso de qualquer plano, pois é neste momento que se
estabelecem as combinações e compromissos entre as diversas áreas da empresa
para que os objetivos sejam alcançados. Por fim temos o acompanhamento dos
objetivos, combinações e compromissos que tem na metodologia POI® uma das
melhores ferramentas disponíveis.
Lembre-se que o seu papel como líder de uma equipe é principalmente orientar e
dar condições para que as pessoas exercitem todo o seu conhecimento e talento
para dar resultado para a empresa.
Pense seriamente nesta e outras questões para avaliar se a sua empresa está
preparada para o futuro.