Vendas - Atendimento
Hoje o atendimento é muito importante no sucesso da empresa e nas vendas.
Como já disse em edições anteriores todos são responsáveis pela venda de forma
direta ou indireta.
É importante você detectar em sua equipe se eles têm conhecimento disso.
O gerente da área, ou supervisor tem que ter como meta passar o maior
conhecimento possível para sua equipe.
Eles têm que saber porque estão fazendo esta atividade e o que ela significa e
influencia no processo da empresa.
Se a equipe não sabe porque faz as coisas e faz só por que mandaram a empresa
corre o risco de erros e atendimentos robotizados.
Para que isso não ocorra passarei abaixo algumas perguntas que você Diretor,
Gerente, Supervisor Chefe devem se fazer e fazer para sua equipe e medir o
conhecimento e o comprometimento da equipe com a qualidade em atender bem.
METAS:
1- As metas do departamento são claras ?
2- Todos as conhecem ?
3- As metas são realistas e desafiantes?
RESPONSABILIDDAES:
1- Todos sabem exatamente pelo que são responsáveis e o que deles se
espera?
2- Todos sabem o que pode ser feito sem perguntar antes?
3- Cada pessoa sabe e entende seu papel no esquema geral da empresa?
EFICÁCIA/ EFICIÊNCIA/PRODUTIVIDADE:
1- O departamento satisfaz as expectativas dos outros, quanto à eficácia
e produtividade?
2- As coisas são sempre feitas em tempo, com qualidade acertada e o uso mínimo
de recursos?
3- Sua porcentagem de erro é aceitável?
TOMADA DE DECISÕES:
1- As decisões são tomadas com rapidez suficiente ?
2- As decisões do departamento são tomadas em um nível sensato?
3- As decisões se baseiam em informações suficientes ?
DELEGAÇÃO:
1- Existe suficiente delegação ?
2- O método de delegação é sensato?
3- As habilidades dos funcionários são bem utilizadas ?
4- Os funcionários estão sendo treinados para aceitar responsabilidades cada vez
maiores ?
Responda estas questões ( S= sim, N= não MM= mais ou menos) e passe para sua
equipe responder também.
Todas as questões que forem respondidas com não ou mais ou menos, você deve
traçar ações para corrigir , inicie pelas mais ou menos e depois trabalhe com as
de resposta não.
Fazendo isso você e seu departamento estarão caminhando para uma melhoria no seu
atendimento e também uma melhoria na empresa.
No próximo numero do news tip estarei passando mais itens para você avaliar a
qualidade do seu departamento.
Não esqueça hoje uma empresa é vencedora quando tem um time que joga
unido e todos tem o mesmo objetivo.
Boa Sorte e Sucesso
Referência:
ncm.com.br (Claudia Hacklaender)
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