Motivação - Motivação Empresarial, Objetividade e Resultados
(Entrevista Consultor Empresarial e Palestrante Sérgio Dal Sasso)
Como você definiria Motivação?
É um fator comportamental que pode ou não, ser um diferencial dos indivíduos
e seus grupos. É fato que podemos estar momentaneamente empolgados por qualquer
coisa, mas no meio empresarial e profissional, a motivação tem relevância quando
estruturada, criada de forma a ser vivenciada e estimulada continuadamente. Por
esta razão só acredito em motivação quando temos algo que a movimente
(capacidade de transformar sonhos em planos, atitude para conduzi-los e
persistência para identificar as variáveis que farão diferenças).
Você acredita que Motivação seja o primeiro passo para que as empresas se
engajem em projetos que visem mudanças de comportamento?
Não. Acredito que o poder do treinamento cria possibilidades de um
conhecimento mais homogêneo e de um maior envolvimento dos indivíduos pela troca
frente a uma construção mais qualificada dos objetivos. Na verdade ficamos
motivados quando nos sentimos úteis e importantes, quando sabemos que somos
reconhecidos e usados. Desta forma a qualidade e velocidade do êxito dos
projetos dependem da participação plena do grupo, do saber como usa-los e
integra-los, para obter o grau do comprometimento necessário. As mudanças de
comportamento na verdade estão muito mais pela forma variável e positiva que
criamos e equacionamos diante do sucesso ou na forma corretiva para criar
melhorias no caso de resultados não tão favoráveis.
Habitualmente, pela experiência que você tem no assunto, qual é o ponto mais
comum, aquele no qual a maioria precisa ser motivada?
A rotina é desestimulante para qualquer um, por isso uma empresa moderna
deve montar seu modelo voltado ao negócio, fazendo com que todos tenham visão e
participação direta com o que muda (mercado) e assim sejam estimulados pela
necessidade do envolvimento e especialização da própria função.
De que maneira a motivação empresarial pode ajudar no ambiente da empresa?
O principal fator é a gestão do tempo gerando agilização, qualidade e
produtividade nas ações necessárias ao negócio. O principal resultado é o
sentimento de cada colaborador da sua parte e utilidade dentro do grupo e dos
processos que envolvem os resultados.
Quais são os principais argumentos para que as pessoas se abram às
possibilidades de mudança de comportamento, ou, ao menos, ouçam as propostas?
Ser útil, participativo, e se preservar no meio mercadológico escolhido.
É dado prioridade nos programas de ações motivacionais que prevêem retorno
financeiro para as empresas?
Não podemos esquecer que mesmo nos dias atuais, que incluem inúmeras
clausulas para classificação do que seriam as “empresas politicamente corretas”,
que todo negócio é formado para geração de resultados e que nesse item pesa mais
o quantitativo e esse, determinará o qualitativo. Desta forma na maioria das
organizações verifica-se um trabalho mais intensivo no campo motivacional quando
estamos com colaboradores mais próximos do mercado, o que é um erro, já que em
meios competitivos deve-se atentar a estratégia pela satisfação dos clientes em
todas as suas fases, da conquista à retenção, e nesse caso temos a dependência
da organização com um todo.
Destaque as principais mudanças de comportamento que ocorrem nos ambientes
das empresas que se rendem aos apelos motivacionais?
Maior comprometimento e maior aproximação para a identificação das causas e
efeitos a serem capitalizados no sucesso do empreendimento.
Costuma haver muita resistência às mudanças de comportamento? Fale um pouco
sobre isso.
Acho que o medo é um grande inimigo das mudanças. Temos medo de fazer o
novo, temos medo de errar, medo de participar, medo de perder o emprego e tanto
medo acumulado faz com que muitas vezes fiquemos na defensiva, prejudicando a
nós mesmos e ao próprio grupo aonde estamos alocados.
Fique à vontade para tecer comentários que julgue pertinente e que possa
enriquecer a matéria.
O segredo é sábio e está na capacidade do poder se adaptar a cada etapa, sem
que se pare, para lembrar o como era bom o tempo que já passou. A balança da
vida tem que representar um equilíbrio permanente, aonde sempre terá que
adicionar novos valores àqueles que vão sendo transformados. Às vezes nos
sentimos realizados, às vezes achamos que ainda falta muita coisa para ser
feita, para assinarmos nossa presença nesta breve passagem. Pouco importa se
suas conquistas foram percebidas ou se estão dentro de você, como parte positiva
do resultado da sua autocrítica, da sua historia.
Referência:
administradores.com.br
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