Carro / Veículo - O que compensa mais: vender o carro antes ou depois de pagar o IPVA?
Nem bem venceu a última parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos
Automotores (IPVA) para aqueles que decidiram fazer o pagamento parcelado,
muitos motoristas já pensam em vender o carro e comprar um modelo
zero-quilômetro.
No entanto, fica a dúvida: é melhor tomar essa atitude agora, quando o tributo
já está pago, ou aguardar até o início do ano seguinte, quando uma nova conta
chegará ao consumidor? Nesse caso, quem pode deve aguardar: conforme Vitor
Meizikas, consultor de mercado e representante da Molicar, os meses de janeiro e
fevereiro tradicionalmente são os melhores para se comprar um veículo novo. E o
motivo são os descontos.
Tabela
"Muitas montadoras querem se desfazer do estoque do ano anterior para poder
começar a nova linha, então acabam dando abatimentos aos compradores", explicou.
Em fevereiro deste ano, estudo publicado entre a Molicar e a Agência
Autoinforme mostrou que os automóveis chegavam a ser vendidos até 15% mais
baratos do que o valor de tabela.
Aguardando
No caso de aguardar até o início de 2008, o valor do IPVA pago em 2007 acaba
"ficando no passado". Além disso, deverá ser dado um desconto, referente ao
tributo do ano que vem, ao comprador do modelo antigo.
Já quem decidir vender o carro em novembro para não ter de pagar o IPVA de 2008,
apesar de não encontrar melhores ofertas de veículos zero no mercado, tem como
vantagem a entrada do décimo terceiro de seus "clientes em potencial".
"Teoricamente, quita-se o IPVA em março. Se o carro for vendido em novembro, por
exemplo, pode repassar ao comprador as duas últimas parcelas do pagamento",
explicou Meizikas.
Depois de um ano
De acordo com o consultor, a troca de carro deve ser feita de ano a ano. Apesar
de a depreciação do valor do modelo neste período ser maior do que nos
subsequentes, as vantagens são maior facilidade de venda e economia dos gastos
de manutenção.
"Veículos mais velhos normalmente dão mais problemas, por conta da questão de
conservação", explicou. Conforme a Molicar, a proporção de desvalorização do bem
no período de 12 meses varia conforme o valor do carro:
Preço |
Desvalorização em um ano |
Até R$ 23 mil (popular) |
até 6% |
De R$ 35 mil a R$ 45 mil (médio) |
8% |
De R$ 55 mil a R$ 80 mil (luxo) |
de 10% a 12% |
Fonte: Molicar
Muitos opcionais
Vale lembrar que, dentro da faixa de R$ 24 mil a R$ 34 mil, aparentemente
esquecida, estão os modelos populares com muitos opcionais - o que acaba
encarecendo o valor final.
Esse tipo de veículo, além de ser mais difícil de vender, possui desvalorização
de 6% a 12%, variando conforme o tipo de carro.
Dois ou mais
A Molicar não tem dados específicos sobre a desvalorização de carros com dois ou
mais anos. No entanto, não tende a ser muito maior do que a do período de 12
meses.
"Essa depreciação vai se tornando mais amena, mas conservação, nicho de mercado
e outras variantes acabam tornando a venda um pouco mais difícil", finalizou.
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