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Carreira / Emprego - Pronto para ser chefe 

Data: 30/05/2007

 
 
  • Especialista dá dicas de como se preparar para gerenciar uma equipe
     
  • O bom líder faz pessoas comuns realizarem coisas extraordinárias
     
  • Ex-subordinados devem usar a experiência passada a seu favor
  • Liderar não é uma tarefa fácil, mas é o primeiro degrau para quem deseja uma carreira de sucesso. Entretanto, para exercer essa função, é preciso ter o mínimo de preparo, aptidão e equilíbrio. Para se exercer uma liderança que reflita em bons resultados à empresa é necessário saber trabalhar em equipe e mantê-la unida, ter espírito de justiça e traçar metas. O principal erro da maioria das pessoas que ocupam cargos de chefia, segundo especialistas, é o abuso de poder.

    Tornar-se chefe é uma pretensão de praticamente todos os subordinados. Além de avançar na carreira, a promoção significa também uma melhor remuneração. Para chegar lá, o aspirante à vaga de gerente deve, antes de tudo, começar a se preparar para isso, a fim de não tornar a experiência uma tragédia para a empresa, colegas e até mesmo para a própria carreira. Uma equipe tem a cara de seu líder, portanto, o rendimento ou não do grupo é conseqüência da gestão.

    Estar preparado para liderar é contar com uma série de características. Conforme o especialista em liderança e motivação Paulo Araújo, “os aspectos mais importantes são disposição para servir e não ser servido e capacidade de ouvir”. Para ele, nesse último caso, não basta fingir que ouve, é preciso saber ouvir com atenção e interesse o que o outro tem para dizer. “Mas penso que todos podemos aprender a liderar se tivermos disposição e humildade”.

    Caso o profissional esteja próximo do cargo desejado, a pergunta que não se cala é: eu estou preparado para ser chefe? Paulo Araújo explica que não há como descobrir sem passar pela experiência da liderança. “O ideal é que a pessoa comece a se preparar estudando e acumulando conhecimentos. Outra dica importante é ficar de olho na atuação dos líderes que ela admira”. Ele aconselha aos aspirantes que aproveitem todas as oportunidades para liderar. Seja em pequenos projetos da empresa ou mesmo em atividades voluntárias. “A questão maior é não ter medo de liderar”, destaca.

    Paulo afirma que, mesmo sem ter um cargo em vista, a pessoa deve começar a se preparar, afinal, uma boa oportunidade pode surgir a qualquer momento. Para não ser pego de surpresa, o profissional deve fazer a sua parte. “É importante procurar ter uma boa formação acadêmica ou pelo menos ler bons livros e artigos sobre liderança”, diz o especialista. Segundo Araújo, deve-se estar atento às competências de um bom líder e procurar incorporá-las e tentar aprimorar o aspecto profissional e pessoal.

    Elisa Maria Gonçalves, 28, seguiu à risca as determinações para se tornar chefe. Ela não poupou investimentos e, mesmo sem aspirar nenhum cargo específico, fez cursos de administração financeira e gerência. Depois de três anos como vendedora, se tornou gerente do escritório administrativo da pousada, onde trabalha. “Se eu não tivesse me preparado para isso, não sei se daria conta”, frisa. Junto com o cargo veio o acúmulo de responsabilidades. Ela só respondia pelas vendas, passou a ter outras atribuições. “Tive que lidar com o departamento financeiro, vendas e várias outras funções que passei a coordenar”, diz.



     
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    Abaixo colocamos mais algumas dicas :