Carreira / Emprego - Pronto para ser chefe
Especialista dá dicas de como se preparar para gerenciar uma equipe
O bom líder faz pessoas comuns realizarem coisas extraordinárias
Ex-subordinados devem usar a experiência passada a seu favor
Liderar não é uma tarefa fácil, mas é o primeiro degrau para quem deseja uma
carreira de sucesso. Entretanto, para exercer essa função, é preciso ter o
mínimo de preparo, aptidão e equilíbrio. Para se exercer uma liderança que
reflita em bons resultados à empresa é necessário saber trabalhar em equipe e
mantê-la unida, ter espírito de justiça e traçar metas. O principal erro da
maioria das pessoas que ocupam cargos de chefia, segundo especialistas, é o
abuso de poder.
Tornar-se chefe é uma pretensão de praticamente todos os subordinados. Além de
avançar na carreira, a promoção significa também uma melhor remuneração. Para
chegar lá, o aspirante à vaga de gerente deve, antes de tudo, começar a se
preparar para isso, a fim de não tornar a experiência uma tragédia para a
empresa, colegas e até mesmo para a própria carreira. Uma equipe tem a cara de
seu líder, portanto, o rendimento ou não do grupo é conseqüência da gestão.
Estar preparado para liderar é contar com uma série de características. Conforme
o especialista em liderança e motivação Paulo Araújo, “os aspectos mais
importantes são disposição para servir e não ser servido e capacidade de ouvir”.
Para ele, nesse último caso, não basta fingir que ouve, é preciso saber ouvir
com atenção e interesse o que o outro tem para dizer. “Mas penso que todos
podemos aprender a liderar se tivermos disposição e humildade”.
Caso o profissional esteja próximo do cargo desejado, a pergunta que não se cala
é: eu estou preparado para ser chefe? Paulo Araújo explica que não há como
descobrir sem passar pela experiência da liderança. “O ideal é que a pessoa
comece a se preparar estudando e acumulando conhecimentos. Outra dica importante
é ficar de olho na atuação dos líderes que ela admira”. Ele aconselha aos
aspirantes que aproveitem todas as oportunidades para liderar. Seja em pequenos
projetos da empresa ou mesmo em atividades voluntárias. “A questão maior é não
ter medo de liderar”, destaca.
Paulo afirma que, mesmo sem ter um cargo em vista, a pessoa deve começar a se
preparar, afinal, uma boa oportunidade pode surgir a qualquer momento. Para não
ser pego de surpresa, o profissional deve fazer a sua parte. “É importante
procurar ter uma boa formação acadêmica ou pelo menos ler bons livros e artigos
sobre liderança”, diz o especialista. Segundo Araújo, deve-se estar atento às
competências de um bom líder e procurar incorporá-las e tentar aprimorar o
aspecto profissional e pessoal.
Elisa Maria Gonçalves, 28, seguiu à risca as determinações para se tornar chefe.
Ela não poupou investimentos e, mesmo sem aspirar nenhum cargo específico, fez
cursos de administração financeira e gerência. Depois de três anos como
vendedora, se tornou gerente do escritório administrativo da pousada, onde
trabalha. “Se eu não tivesse me preparado para isso, não sei se daria conta”,
frisa. Junto com o cargo veio o acúmulo de responsabilidades. Ela só respondia
pelas vendas, passou a ter outras atribuições. “Tive que lidar com o
departamento financeiro, vendas e várias outras funções que passei a coordenar”,
diz.
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