Imagine assinar uma revista semanal ou um periódico, mas pagar e não contar
com o serviço. Diante de reclamações de renovação unilateral, descumprimento de
acordos, entregas não realizadas, alterações de contrato unilaterais e
dificuldades de cancelamento de acordo, as pessoas devem atentar ao contrato.
Por isso, o instituto de defesa do consumidor Ibedec preparou as seguintes dicas
para que os leitores brasileiros não corram os riscos descritos acima, quando
contratarem assinaturas de revistas e periódicos.
Contratação por telefone
Para facilitar a vida dos consumidores, muitos acordos são realizados pelo
telefone. No entanto, nestes casos, a atenção dos clientes deve ser redobrada,
já que a maioria das decisões é realizada verbalmente.
Por isso, para garantir seus direitos, anote o nome do atendente, o cargo dentro
da empresa, o dia e o horário de atendimento, para futuros esclarecimentos e
comprovação dos acordos estabelecidos. Além disso, esclareça a data de início da
entrega das publicações, os dias e os horários.
Estabeleça os preços, mas se o pagamento for realizado com débito automático ou
cartão de crédito, não forneça o número. Veja a data de validade do contrato,
momento em que você deverá procurar renovar a assinatura ou cancelá-la.
Acordo feito pessoalmente
Quando o contato é pessoal, pode ser mais seguro, se a pessoa estiver atenta e
tirar todas as dúvidas que tiver. Caso prefira se dirigir a um agente ou à
própria empresa, leia atentamente o contrato e exija cópia do documento.
Se for exigir uma promoção, guarde os folhetos e outros prospectos promocionais
que comprovem as regras dos descontos ou ganhos concedidos no momento da
assinatura. Anote os dados de quem lhe atendeu.
Assinatura na internet
Antes mesmo de começar a preencher o contrato, certifique-se de que você está
realmente na página na internet da empresa e não em outra, fraudadora. Para sua
segurança, não forneça nenhum número de cartão de crédito.
Com relação ao contrato, imprima todo o processo de assinatura e as cláusulas,
para que você os leia e possa argumentar, em caso de descumprimento dos acordos.
Verifique as datas de entrega do periódico e se o site disponibiliza algum
telefone de contato em caso de dúvidas.
Outras dicas
Cuidados com promoções e premiações, que podem o incentivar a contratar um
serviço, mas não oferecer realmente as vantagens.
Os menores de idade devem ter limites quando o assunto é a internet. Isso
porque, segundo o Ibedec, muitas crianças já utilizaram os dados dos pais para
renovação de contratos, sem a permissão dos adultos. Por isso, cuidado com seus
filhos.