De acordo com a entidade, o período de fim de ano é especialmente crítico
para o setor financeiro, com o crescimento do número de casos de roubo de
senhas, dados e fraudes financeiras na web. Um dos principais fatores de risco,
diz a Febraban, é a desinformação dos usuários sobre os golpes que ocorrem na
internet.
A Federação explica que o esforço
das equipes de TI em desenvolver sistemas mais seguros se perde quando o usuário
deixa senhas anotadas na mesa, usa internet banking em computadores
compartilhados ou mesmo quando aceita baixar fotos e arquivos anexos de
remetentes desconhecidos.
De acordo com a entidade, boa
parte dos códigos responsáveis pelo roubo de senhas e dados no país são
distribuídos em links por MSN Messenger ou publicados no Orkut. Veja a lista de
procedimentos divulgada pela Federação:
1. Nunca empreste seu cartão para
ninguém nem permita que estranhos o examinem sob qualquer pretexto. Pode haver
troca do cartão, sem que você perceba;
2. Não deixe seu cartão sem
assinatura;
3. Muita atenção na hora de
digitar sua senha nos pagamentos com cartão de crédito e débito. Confira se o
campo no qual você está digitando sua senha é, mesmo, o destinado à senha. Ao
efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle
e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha. Se estiver
efetuando o pagamento com cartão de crédito em locais com máquinas manuais e
alegarem que o comprovante não ficou bem decalcado, exija que a mesma e a cópia
carbono sejam rasgadas e inutilizadas. Ao receber de volta o cartão verifique se
é efetivamente o seu ;
4. Se não conseguir memorizar a
senha e precisar anotá-la, guarde a anotação em lugar diferente do cartão,
reduzindo seus riscos em caso de roubo ou perda;
5. Caso seu cartão seja roubado,
perdido ou extraviado, comunique o fato imediatamente à Central de Atendimento
do banco emissor, pedindo o cancelamento. Em caso de assalto, também registre a
ocorrência na delegacia mais próxima;
6. Em caso de retenção do cartão
no caixa automático, aperte as teclas “ANULA” ou “CANCELA” e comunique-se
imediatamente com o banco. Tente utilizar o telefone da cabine para comunicar o
fato. Se ele não estiver funcionando, pode tratar-se de tentativa de golpe.
Nesses casos nunca aceite ajuda de desconhecidos, mesmo que digam trabalhar no
banco, nem aceite usar celular emprestado, nem digite senha alguma na máquina ou
qualquer aparelho mesmo que seja celular;
7. Tome especial cuidado com
esbarrões ou encontros acidentais, que possam levá-lo a perder de vista,
temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão
que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, comunique o fato
imediatamente ao banco;
8. Solicite sempre a via do
comprovante da operação e, antes de assiná-lo, confira o valor declarado da
compra;
9. Ao sair, leve cartões e talões
de cheques de forma segura, sem deixá-los a mostra. Assim, você evita riscos
desnecessários;
10. Em viagem não deixe bolsa ou
carteira em locais de trânsito de pessoas;
11. Se for efetuar compras com seu
cartão pela Internet, procure, antes, saber se o site é confiável e se tem
sistema de segurança para garantia das transações;
12. Evite expor seu cartão a campo
magnético (rádio, alarme de veículo, vídeo, celular, etc.) ou ao calor. Ambos
podem prejudicar os registros da tarja magnética do cartão, impedindo sua
leitura pelas máquinas.
13. Atenção com e-mails de origem
desconhecida, que aguçam a sua curiosidade ou que contenham mensagens como “Você
está sendo traído”; “Seu nome está na lista de devedores do Serasa (ou do SPC)”;
“Confira: fotos picantes”. Esses e-mails costumam ser a porta de entrada para
programas espiões que roubam as senhas do usuário e dão origem às fraudes. Na
dúvida, delete o e-mail antes mesmo de abri-lo;
14. Mantenha seu sistema
operacional e programas antivírus atualizados;
15. Evitar acessar sua conta por
meio de sites de bancos (Internet-banking) se estiver utilizando computadores
instalados em locais de grande circulação de pessoas, como cyber cafés,
lan-houses e outros computadores, mesmo que pessoais, de seu local de trabalho
ou estudo que são compartilhados com outras pessoas;
16. Troque periodicamente a senha
utilizada para acessar seu banco na Internet;
17. Mantenha em local seguro e
fora da vista de terceiros os dispositivos de segurança de seu banco, como
cartões de senhas e tokens;
18. Se estiver em dúvida em
relação à segurança de algum procedimento no Internet-banking, entre em contato
com o banco. Prevenção é a melhor forma de segurança;
19. Acompanhe os lançamentos em
sua conta corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre
imediatamente em contato com o banco;
20. Na desconfiança do acesso à
página de seu Internet Banking, clique na barra superior de seu browser e
movimente a janela, caso algum conteúdo existente na página não acompanhe sua
movimentação pode ser o indício de um programa espião em seu computador (Agite
seu Internet Banking antes de usar).