Consumidor - Embalagem de produto: maioria dos brasileiros lê, mas não entende
Apesar de terem o hábito de lerem os rótulos dos produtos que
consomem, a maioria das pessoas simplesmente não entende aquilo que lê. A
conclusão é de levantamento realizado pelo Disque Saúde, do Ministério da Saúde.
Os dados da pesquisa revelam que a prática de ler o rótulo abrange 80% dos
consumidores, mas apenas 38% das pessoas entendem o significado das informações
obrigatórias fornecidas nas embalagens.
Análise preocupante
Quando o consumidor não entende o que está lendo, pode acaba levando para casa
um produto sem fazer a escolha do ponto de vista nutricional. Por isso, de
acordo com as nutricionistas Meire Rosana de Castro Dias e Viviane dos Santos
Fontana, a estatística é preocupante e compromete a saúde de toda a família.
Os alimentos devem conter estas informações nutricionais para que os
consumidores possam adequá-las de acordo com suas necessidades e problemas de
saúde. Desta forma, um diabético pode rejeitar um produto se houver açúcar e uma
pessoa com problema cardiovascular poderá escolher um alimento com menos gordura
trans
Referência:
InfoMoney
|
Autor:
Flávia Furlan Nunes
|
|