Carreira / Emprego - Shopping a céu aberto é novidade em São Paulo
Os paulistanos terão mais um bom motivo para não sair dos
shopping centers. A velha praia do paulistano deve ganhar ares de intimidade com
a chegada de um novo conceito de shopping.
Trata-se do Open Mall Panamby, que promete reunir no mesmo ambiente
serviços, negócios e lazer. Até aí não há muita novidade. O que chama mesmo a
atenção é que o pequeno shopping será a céu aberto com jardins para circulação
de pessoas e automóveis, além de contar com estacionamento gratuito.
R$ 15 milhões
O empreendimento, que recebeu a injeção de R$ 15 milhões, será lançado ainda
esta semana no bairro Panamby, na zona sul da capital.
Marcos Saad, um dos sócios da Real Estate Partners, empresa responsável
pelo projeto, explica que o objetivo é atender o público das classes A e B, que
são bastante exigentes quando o assunto é conforto, segurança e um ambiente
agradável para fazer compras quando voltam do trabalho para casa.
O complexo, com suas 15 lojas distribuídas em um prédio de três andares cercado
de jardins e praças com mesas e fontes, pretende ser reconhecido como um centro
de convivência.
Sem competição
O empreendedor diz que não há motivos para competição entre os shoppings. "No
shopping center, o que predomina é o comércio tradicional. Já no open mall,
as lojas de serviços são a mola-mestra" compara.
"Calculamos que uma loja em um centro desse tipo obtém faturamento 25% maior que
uma unidade convencional de rua". Ele diz que as despesas são rateadas, o que
favorece os comerciantes.
Bairros
Para desenvolver o projeto, os empreendedores pesquisaram bairros que possuíssem
espaço para a construção do prédio e para as áreas abertas. "Para 2007,
investiremos R$ 50 milhões", prevê Saad.
"Estudamos o público-alvo da região e escolhemos empreendimentos comerciais como
farmácias, vídeo locadoras, supermercados, cabeleireiros, lavanderias, unidades
de estética e massagem, agências de viagem, restaurantes e academias de
ginástica", enumera Saad. "Neste empreendimento, especificamente, o carro-chefe
será o supermercado". Ele já adianta que o próximo open mall será
construído em Valinhos.
Para o consultor em varejo da RSC Auditoria e Consultoria, Mauro Johashi, estes
empreendimentos são ideais para bairros afastados, grandes capitais e em cidades
pequenas.
Ele acha que os paulistanos serão fiéis à nova opção porque eles estariam fartos
das dificuldades de locomoção provocadas pelo trânsito caótico. No interior,
esta modalidade seria uma alternativa para a falta de shoppings.
"Nos Estados Unidos e na Europa, o conceito de shopping a céu aberto é bastante
difundido pelos seus custos de manutenção menores e pela proximidade de um
público que acaba por se tornar fiel ao empreendimento", conclui Jiohashi.
Com informações do Diário do Comércio, periódico da Associação Comercial de São
Paulo
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