Cartão de crédito - Consumidores substituem dinheiro vivo e cheques por cartões
O volume de compras com cartões de débito e pré-pago da Visa
cresceu 50% nos últimos quatro trimestres entre os consumidores da América
Latina e Caribe, que já preferem esse tipo de pagamento aos tradicionais
dinheiro e cheque. Durante o ano finalizado em março último, essa ascensão anual
chegou a 52%, ao acumular US$ 30 bilhões.
Cartões de débito somam mais de 150 milhões
Nesse período, os cartões de débito somaram mais de 150 milhões na região e o
volume de vendas cresceu 51%, enquanto os pré-pagos registraram 3,3 milhões de
plásticos e um incremento de 100% no volume de compras.
"Este crescimento se deve ao crescimento contínuo do número de consumidores que
substituem o dinheiro e o cheque como sua principal forma de pagamento",
acredita o vice-presidente de Produtos para o Consumidor da Visa International,
Vicente Echeveste. "Isto acontece devido à conveniência e segurança que esta
linha de produtos oferece às compras do dia-a-dia".
Ele afirma que a população sem acesso às linhas de crédito é a maior beneficiada
pelos cartões pré-pagos porque permitem que os bancos ofereçam serviços às
pessoas sem acesso aos produtos bancários tradicionais.
Serviços públicos
Esses mesmos consumidores estão optando por esses cartões para quitar serviços
públicos e compras cotidianas, como alimentos e gasolina. Esse perfil é
fortemente marcado no Brasil, onde o aumento chegou a 64%; em Porto Rico (48%);
Costa Rica com (43%); Chile (41%) e México (37%).
De acordo com a Visa, suas vendas globais ultrapassaram 1,1 trilhão de dólares,
registrando um aumento anual de 19%.
|