Trocar de carro é algo delicado. Os consumidores querem, acima de tudo,
aproveitar as oportunidades para fazer o negócio mais interessante possível.
Entre as dúvidas que surgem nesse momento, fica a seguinte pergunta: o final do
ano é a melhor época para fazer esse negócio?
De acordo com o responsável pelo site Automóveis Dicas, Nelson Cunha Bastos,
o consumidor tem muito a ganhar, se optar por comprar um carro novo no final do
ano. Isso porque, pensando pela lógica das montadoras, o final do ano é o
momento que elas fecham seus resultados e precisam mostrar números.
“As montadoras querem mostrar números positivos, que conquistaram bons
resultados e que merecem mais investimentos das matrizes”, analisa Bastos. Por
esse motivo, elas acabam oferecendo negócios mais interessantes para quem está
disposto a comprar um carro zero quilômetro.
Além disso, o 13° também influencia o número de promoções. Como entra mais
dinheiro na economia, é de total interesse das montadoras conquistar a população
que ganhou esse dinheiro extra.
Imposto: IPVA
Mas não são só as montadoras que sofrem a pressão do final de ano. As lojas
de seminovos e usados também têm grande interesse em vender mais carros antes
que o ano acabe. De acordo com Bastos, a virada de ano representa mais gastos
com os carros estocados, já que vão ter de pagar o IPVA (Imposto sobre a
Propriedade de Veículos Automotores) de todos eles.
Esse imposto é outro item a ser considerado. Se o proprietário de um veículo
consegue vender seu carro no final do ano, quer dizer que usufruiu todo ou pelo
menos a maior parte do pagamento do tributo, feito no início do ano. Além disso,
se ele deixa para fazer essa troca no começo do próximo ano, ele terá de pagar o
IPVA do carro novo e mais uma das parcelas do seu usado.
Modelo
O ano de fabricação e o ano do modelo do carro também são itens a considerar
e que sofrerão com a passagem do ano. Como todo ano o valor do carro
desvaloriza, por conta do modelo, se deixar para vender nos primeiros meses do
próximo ano, o vendedor vai ter de amargurar essa desvalorização.
Já do lado de quem compra um carro novo, o ano do modelo não é tão
importante. Isso porque as montadoras, ao contrário do que faziam antigamente,
já lançam seus carros no meio do ano com o modelo do ano posterior. “Já podemos
ver as montadoras vendendo carros em julho com modelo do ano seguinte”, observa
Bastos.