Para quem vai começar o próprio negócio e sonha com o sucesso do
empreendimento, muitos são os pontos que necessitam de atenção. Foco no mercado
correto e bom planejamento financeiro são elementos essenciais nessa empreitada.
Porém, poucos se preocupam com a gestão das marcas que construirão. Ter um
negócio é construir um nome. É construir uma marca, e ter uma marca é ter um
patrimônio assim como qualquer aquisição feita para a realização do trabalho.
Uma marca é um bem e, se bem trabalhada, poderá até ser vendida no futuro. No
futuro! Hoje, vamos conversar sobre alguns pontos a respeito de como se
construir bem uma marca.
A escolha do nome é o primeiro passo. E afirmo que não se trata de uma tarefa
fácil. É como se batizar um filho. Afinal de contas, você irá falar o nome dela
todos os dias. Alguns pontos são importantes para a escolha feliz do nome do seu
empreendimento. Veja:
Ponto 1:
Que produto você vai vender? Lembre-se de que todo produto tem o universo
onde habita. A primeira definição é contemplar o produto ou o universo.
Explicando: Se você desejar batizar seu negócio privilegiando o produto, você
corre o risco de criar ruídos no futuro quando desejar diversificar os produtos
vendidos.
Exemplo: uma empresa de Aço batiza sua marca como "Aço Z". No dia em que a
"Aço Z" desejar vender madeira, a "Aço Z" terá de fazer uma outra marca ou se
rebolar para o mercado entender seu novo momento. Afinal, imagine a propaganda:
Agora na Aço Z, você encontra madeira para a reforma da sua casa! Ou seja, temos
um ruído com relação marca e negócio da empresa. O interessante é você respeitar
a marca, porque quando uma marca é bem trabalhada você poderá inovar com a
diversidade de produtos e agregar valores a ela.
Lembre-se de que não é só um negócio que você terá, é também uma marca que
construirá. Um nome no mercado. Um universo de soluções para as pessoas. Um
mundo de possibilidades para o mercado e para o empreendedor.
Marca é relacionamento; produto é solução, é satisfação. As pessoas não se
relacionam com os produtos. Produto se usa. As pessoas se relacionam com as
marcas.
Um bom exemplo de marca e universo de marca é a evolução da "Telemar" para
"Oi". Telemar é uma referência direta com um universo coorporativo, por se
tratar de uma sigla. "Oi" é uma referência direta com o universo dos produtos
que a empresa oferece, sem deixar de lado a simplicidade, a sonoridade, a
coerência, a relevância e a simpatia.
Esses são pontos interessantes que você pode adotar na hora de escolher a
marca da sua empresa:
01 – Simplicidade;
02 – Sonoridade;
03 – Coerência;
04 – Relevância;
05 – Simpatia.
Uma boa dica é fazer uma lista com no mínimo 50 palavras pertinentes com a
ideia da empresa. Assim, fica mais fácil você fazer a análise desses 5 pontos.
Ponto 2:
A escolha da tipia. A fonte que você irá escrever o nome da marca é de suma
importância. Através da fonte, podemos definir se o universo que você irá
trabalhar é romântico, moderno, retrô, dinâmico, comportado, sensual,
administrativo, futurista, contemporâneo, enfim. Está na fonte a
responsabilidade de transmitir o sentimento da logo e o comportamento que a
marca assumirá para se relacionar com o público alvo.
Ponto 3:
A definição do logo. O desenho que irá contextualizar o universo da marca. A
definição da representação da empresa. O elemento que irá somar à identidade da
marca. Pode ser necessário ou não. Porém, uma logo bem definida é o primeiro
passo para o encantamento.
Após esses 3 passos, você precisará definir o contexto de marca. O universo
onde sua marca irá habitar. Para essa ideia, eu gosto muito de citar como
referência a Natura. Uma coisa é o que a Natura fabrica, outra coisa é o que a
Natura vende. E é para essa "diferença" entre o que se "vende" e o que se
"fabrica" que eu chamo de universo da marca.
Contemplando bem esse universo, sua marca terá facilidade para cumprir a sua
função. A função de "conhecer e se dar ao conhecimento", a função de
"convencimento", a função do "valor" e a função de "satisfação e solução".
Não deixe qualquer pessoa desenhar a sua logo. Procure um profissional. Se
você não tem uma verba definida para isso, olhe para sua concorrência. Compare o
comportamento de cada um. Observe as logos de seus concorrentes e selecione
quais você gostaria de ter. Isso será um bom exercício de ideias e ,claro, uma
excelente oportunidade para você criar um grande diferencial.
Escolher a marca não é brincadeira. Escolher a marca é definir um negócio.