Acredito que o momento é muito propício para se falar em endomarketing, ou
simplesmente sobre o sangue que corre nas veias de uma empresa, marca ou
instituição: as pessoas. Está cada vez mais evidente que o processo de
comunicação que vem sendo aplicado ao mercado e ensinado nas universidades está
inverso e muito superficial.
Recentemente li uma reportagem sobre Branding nas empresas, a qual defendia a
idéia de que o branding não pode se limitar apenas ao design de uma logomarca e
sua extensão de identidade. A marca não funciona como um tapume que cerca a
fachada das empresas e sim um espelho que reflete aquilo que foi plantado
internamente, de dentro para fora.
Hoje, com as mudanças dos meios e veículos e todo esse "imediatismo", só fez
aumentar a ânsia por resultados, estes, porém, de curto prazo, e toda essa
pressa fez com que uma etapa fundamental no processo fosse deixada de lado, o
endomarketing.
Zelar pelas pessoas que trabalham em uma empresa não é preciosismo. É tão
importante para obter resultados quanto as ações super criativas para vender o
produto ou serviço. É um princípio básico na administração de qualquer negócio.
Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para clientes, as empresas
precisam convencer os funcionários a comprá-lo?
Algumas dicas para melhores práticas no trabalho de endomarketing:
1 - Descentralize: não imponha as coisas, debata, converse e determine regras
e prazos em conjunto.
2 - Não faça promessas vazias: jogue sempre limpo e seja transparente com a
equipe, dê feedback mesmo que negativo. Além de manter o contato e gerar
endomarketing, é também questão de respeito.
3 - Venda ideias, aponte um caminho: posicionar a equipe sobre os
acontecimentos dentro da empresa é legal, mas fazer com que eles comprem uma
ideia é sucesso na certa.
4 - Zele pelo ambiente: a equipe é composta por pessoas de verdade, por isso
não pense que vai vender um paraíso e pedir que trabalhem no inferno, isso gera
desconforto e não traz credibilidade. Falem bem ou falem mal a equipe sempre
fala da empresa, mas é melhor que falem coisas boas.
5 - Tenha um time: se você fala para os funcionários que: "somos todos um
time" então faça isso valer, não adianta fazer trabalhos com uma parte da equipe
e nem se quer posicionar a outra parte sobre o que está acontecendo. As pessoas
veem o que está acontecendo mesmo que não sejam comunicadas daquilo.
6 - Estimule: gerar ações internas é tão ou mais importante do que gerar
ações para clientes, antes de atraí-los, é preciso deve estar preparado para
recebê-los.
7 - Se faça claro em problemas e crises: muitas cabeças pensam melhor que
uma. Dividindo os problemas, fica mais fácil encontrar uma solução. Às vezes as
pessoas estão mais próximas, ou vendo as situações de fora, o que pode ser
fundamental para ideias e soluções.
8 - Preocupe-se com o bom fluxo da informação. Não adianta a empresa ser
cheia de filosofias, ideias e valores se estes não tiveram o destino e a
aplicação correta. Organize-se. Garanta o bom fluxo da informação que você e a
empresa estão transmitindo.
9 - Valorize o trabalho dos colaboradores: Chamar a atenção é muito mais
fácil do que elogiar. Não pense que elogiar o trabalho da equipe possa
desmerecer o seu. Ao contrário, equipe que tem bom resultado, é também sinônimo
de boa liderança, lembre-se disso.
10 - Não seja e não transmita negativismo em ações que empresa precisa
comunicar ou tomar. Separe a vida pessoal, as relações das decisões e momentos
da empresa. Organize-se para cumprir suas obrigações e atender as expectativas
que lhes são dadas.