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Carreira / Emprego - Quer subir na carreira? Saiba como ganhar pontos com seu gestor 

Data: 21/10/2011

 
 
Os profissionais que desejam subir na carreira precisam, antes de mais nada, conquistar a confiança de seus superiores. E isso, acreditem, só pode ser concretizado após muito esforço e dedicação. Por esta razão, antes de sair atirando para todos os lados, o ideal é que os colaboradores de uma empresa não inovem demais e apostem no básico, investindo em ações já esperadas por seus gestores.

"Trazer soluções costuma ser um exemplo de atitude positiva que conta pontos com a chefia", diz a gerente técnica da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Pérola Lucente. Para ela, as soluções criativas, inovadoras e rentáveis fazem com que um gestor fique em destaque na companhia.

Perfil
Outra recomendação é que os contratados sempre estejam por dentro dos acontecimentos do dia a dia, além de estarem antenados sobre as notícias da área em que atuam. “Tais características costumam ser vistas pela liderança de qualquer organização como imprescindíveis no mundo moderno”, diz Pérola.

Lembrando, ainda, que ser agradável e simpático também conta pontos a qualquer contratado. Por isso, cumprimentar os colegas de trabalho ao chegar e ao sair da empresa é essencial.

Avaliação em foco
Mas será possível saber se um contratado está, de fato, agradando seu líder? Na opinião da headhunter da De Bernt Entschev Human Capital, Ariadne Tomczak, sim. “Às vezes um gestor não tem tempo de elogiar sua equipe. Portanto, se ele não está criticando o trabalho ou mesmo chamando a atenção de um contratado, isso pode ser sinal de que ele esta satisfeito com o resultado apresentado”, diz.

Para ela, um líder adverte à sua maneira quando algo não vai bem. “Ele sempre arruma uma forma de mandar o recado. O primeiro não vai ser tão formal, mas em uma segunda ocasião, caso o problema persista, ele certamente chamará o profissional para uma conversa”, esclarece Ariadne.

Já na avaliação de Pérola, a aprovação do trabalho costuma ser feita de modo diferente, como quando um funcionário é convidado para realizar várias tarefas que fogem do seu escopo de trabalho. Outra situação costuma ser quando o mesmo é convidado para representar a chefia na sua ausência. "Isso também é um indicador positivo de bom desempenho”, diz a profissional.

E não se engane, sorrisos, gentilezas, flexibilidade de horários e permissões para trabalhos home-office também costumam ser provas de que o relacionamento entre o contratado e a chefia vão muito bem.

Perdendo pontos
Para quem ainda tem dúvidas de quando um funcionário corre o risco de perder pontos no trabalho, fica a dica: "isso somente ocorrerá caso o mesmo venha a adotar um comportamento de individualidade extrema, egocentrismo, indisciplina ou se o contratado deixar de apresentar os resultados que lhe são pertinentes", diz Pérola.

Além disso, desrespeitar os colegas ou mesmo os superiores também não costuma ser uma boa atitude. Por isso, fuja desse tipo de comportamento se quiser manter o emprego.

A dica para os envolvidos em situações como essas, consideradas um tanto quanto 'delicadas', é que os mesmos procurem se redimir com seus superiores. “A primeira atitude é fazer uma reflexão sobre o ocorrido e desculpar-se com o chefe e com os colegas de trabalho”, aconselha Pérola.

Depois o profissional deve se comprometer com a mudança. “O contratado deve assumir essa postura para que as pessoas entendam que ele está mudando e que tal comportamento não voltará a ocorrer”, orienta a gerente técnica.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Eliane Quinalia
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Abaixo colocamos mais algumas dicas :