Os profissionais que desejam subir na carreira precisam, antes de mais nada,
conquistar a confiança de seus superiores. E isso, acreditem, só pode ser
concretizado após muito esforço e dedicação. Por esta razão, antes de sair
atirando para todos os lados, o ideal é que os colaboradores de uma empresa não
inovem demais e apostem no básico, investindo em ações já esperadas por seus
gestores.
"Trazer soluções costuma ser um exemplo de atitude positiva que conta pontos
com a chefia", diz a gerente técnica da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Pérola
Lucente. Para ela, as soluções criativas, inovadoras e rentáveis fazem com que
um gestor fique em destaque na companhia.
Perfil
Outra recomendação é que os contratados sempre estejam por dentro dos
acontecimentos do dia a dia, além de estarem antenados sobre as notícias da área
em que atuam. “Tais características costumam ser vistas pela liderança de
qualquer organização como imprescindíveis no mundo moderno”, diz Pérola.
Lembrando, ainda, que ser agradável e simpático também conta pontos a
qualquer contratado. Por isso, cumprimentar os colegas de trabalho ao chegar e
ao sair da empresa é essencial.
Avaliação em foco
Mas será possível saber se um contratado está, de fato, agradando seu líder?
Na opinião da headhunter da De Bernt Entschev Human Capital, Ariadne Tomczak,
sim. “Às vezes um gestor não tem tempo de elogiar sua equipe. Portanto, se ele
não está criticando o trabalho ou mesmo chamando a atenção de um contratado,
isso pode ser sinal de que ele esta satisfeito com o resultado apresentado”,
diz.
Para ela, um líder adverte à sua maneira quando algo não vai bem. “Ele sempre
arruma uma forma de mandar o recado. O primeiro não vai ser tão formal, mas em
uma segunda ocasião, caso o problema persista, ele certamente chamará o
profissional para uma conversa”, esclarece Ariadne.
Já na avaliação de Pérola, a aprovação do trabalho costuma ser feita de modo
diferente, como quando um funcionário é convidado para realizar várias tarefas
que fogem do seu escopo de trabalho. Outra situação costuma ser quando o mesmo é
convidado para representar a chefia na sua ausência. "Isso também é um indicador
positivo de bom desempenho”, diz a profissional.
E não se engane, sorrisos, gentilezas, flexibilidade de horários e permissões
para trabalhos home-office também costumam ser provas de que o relacionamento
entre o contratado e a chefia vão muito bem.
Perdendo pontos
Para quem ainda tem dúvidas de quando um funcionário corre o risco de perder
pontos no trabalho, fica a dica: "isso somente ocorrerá caso o mesmo venha a
adotar um comportamento de individualidade extrema, egocentrismo, indisciplina
ou se o contratado deixar de apresentar os resultados que lhe são pertinentes",
diz Pérola.
Além disso, desrespeitar os colegas ou mesmo os superiores também não costuma
ser uma boa atitude. Por isso, fuja desse tipo de comportamento se quiser manter
o emprego.
A dica para os envolvidos em situações como essas, consideradas um tanto
quanto 'delicadas', é que os mesmos procurem se redimir com seus superiores. “A
primeira atitude é fazer uma reflexão sobre o ocorrido e desculpar-se com o
chefe e com os colegas de trabalho”, aconselha Pérola.
Depois o profissional deve se comprometer com a mudança. “O contratado deve
assumir essa postura para que as pessoas entendam que ele está mudando e que tal
comportamento não voltará a ocorrer”, orienta a gerente técnica.