Dentro das empresas existem profissionais de todos os tipos, eles podem ser
divididos entre os bem intencionados e os mal intencionados. No último grupo, é
possível encontrar aqueles que podem “puxar o tapete” do colega. Se esta
situação é familiar, saiba o que fazer para se defender.
Para a consultora de RH (Recursos Humanos) e a coach, Maria Bernadete Pupo, a
primeira questão que deve ser analisada é realmente ter certeza que o colega
quer te prejudicar. “Muitas vezes, pode ser mania de perseguição. É mais fácil
transferir o problema para o outro do que assumir as suas próprias
responsabilidades”, alerta.
A mesma opinião é compartilhada pela sócia-diretora da Projeto RH, Teresa
Gama. Segundo a especialista, a situação é delicada porque a percepção de ter
alguém “puxando o tapete” pode ser muito subjetiva. Como exemplo, ela cita um
questionamento do colega quando o outro está apresentando um projeto ao gestor.
“Você pode achar que o colega queria prejudicar a sua apresentação, mas ele só
estava fazendo uma avaliação crítica”.
Dados concretos
Para que a sua percepção não seja equivocada, Maria Bernadete aconselha
ouvir a opinião de outros, mas é fundamental que sejam pessoas de confiança e
éticas, para evitar fofocas pelos corredores da empresa.
A coach aconselha ainda que o profissional saiba diferenciar questões
pessoais das profissionais. Se for voltado à carreira, ela indica que a pessoa
busque conversar com o outro e expor o que a está incomodando. “Para isso, é
necessário ter humildade”, diz.
Se a conversa não adiantar, Maria Bernadete aponta que o profissional avalie
os prós e contras de trabalhar na empresa. Se, realmente, a situação for mais
negativa do que positiva e todas as possibilidades de resolver a questão
estiverem esgotadas, a dica é que a pessoa se desligue da empresa.
Pensar no profissional
Já Teresa afirma que o profissional não deve tentar resolver o problema por
meio do colega mal intencionado. Para ela, a atitude depende de cada situação.
Se o colega distorceu o que foi dito ao chefe, o mais aconselhável é contar a
sua versão ao líder na hora em que os ânimos se acalmarem. Entretanto, ela
acrescenta que é importante esclarecer a situação sem confrontar diretamente o
outro. Além disso, a pessoa tem de evitar o tom de queixa.
O conselho da especialista é que o profissional haja da melhor maneira
possível em relação ao seu trabalho. “Quando você age com profissionalismo é
muito difícil que o outro encontre recursos para te prejudicar. O
profissionalismo fala mais alto, se foi implantado uma mentira, logo ela cairá
por terra. É fundamental focar a energia no trabalho e no desenvolvimento
profissional”, finaliza.