Atualmente, contração de seguro é essencial para trazer um pouco de
tranquilidade, sobretudo, em grandes cidades. Entretanto, na hora de contratar
um seguro, independentemente do tipo, é preciso tomar alguns cuidados para
evitar dores de cabeça no futuro.
De acordo com a técnica da Proteste – Associação de Consumidores, Gisele
Rodrigues, de forma geral, a falta de atenção ainda é a culpada pela maior parte
dos problemas enfrentados por quem contrata uma apólice de seguro.
Assim, diz ela, ter atenção ao contratar um seguro é essencial. Veja abaixo
outras dez dicas que podem ajudar a evitar problemas.
Dicas
1 – Conte com a ajuda de um corretor, mas certifique-se de que se trata de
um profissional com inscrição na Susep (Superintendência de Seguros Privados).
Para isso, explica Gisele, basta consultar no site da entidade;
2 – Ao receber as cotações de empresas diferentes, avalie se elas possuem o
mesmo padrão, ou seja, se as coberturas são semelhantes;
3 – Conheça o seu perfil. Segundo Gisele, conhecer bem o próprio perfil é
importante para evitar a contratação de coberturas desnecessárias;
4 – Observe atentamente se estão corretas as informações preenchidas no
questionário de risco, já que a seguradora pode se recusar a pagar o seguro, em
caso de sinistro, se encontrar informações incorretas;
5 – Vai contratar seguro de casa ou carro? Informe a seguradora se há
dispositivos de segurança, visto que tal ferramenta pode acarretar desconto no
seguro;
6 – Busque referência. Segundo Gisele, é importante se informar a respeito da
seguradora na qual pretende contratar o seguro. Procure informações com outras
pessoas e entidades de defesa do consumidor;
7 – Escolhida a empresa, analise atentamento o contrato, verificando
sobretudo abrangência e exclusões;
8 – Observe a forma de pagamento e tenha consciência de que o valor à vista é
geralmente mais baixo do que o pratico a prazo;
9 – Na hora da renovação, avise o corretor da não ocorrência de sinistro,
pois o mercado, avisa a técnica da Proteste, costuma oferecer descontos para
quem não teve ocorrência na vigência anterior;
10 – Por fim, tenha sempre por perto o telefone do corretor e da seguradora
para recorrer a um deles, em caso de necessidade.