Modelos de documentos - Do consumidor à empresa - Modelos de carta para reclamações: Reclamação de produto com defeito
__(cidade)__, __(data)__
À
(nome da empresa)
ATT. Serviço de Atendimento ao Consumidor / Diretoria
Prezados Senhores:
Em data de (escreva por extenso), adquiri dessa Empresa (descrição do
produto), o qual apresentou os seguintes defeitos:
(descrição do(s) defeito(s)).
Solicito a V. Sas. solução do problema imediatamente, ou no prazo máximo
de 30 dias, nos termos do artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor.
Caso esta reclamação não seja resolvida no prazo acima, informo a V.
Sas. que exercerei o direito de escolha a uma das opções a seguir,
conforme previsto no citado dispositivo legal:
I - substituição do produto por outro de mesma espécie, em perfeitas
condições de uso;
II - restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada,
sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III - abatimento proporcional do preço.
Na expectativa de que essa Empresa tenha como política de atuação o
respeito e a valorização do consumidor, aguardo imediata resposta e
atendimento à presente.
Atenciosamente,
_______________________________
Nome/ assinatura/ meio para contato
Obs.: quando a empresa não resolve a reclamação
em 30 dias, o consumidor pode escolher uma das opções mencionadas. Mas se o
defeito do produto, ainda que resolvido, comprometer a qualidade /funcionamento
dele ou lhe rebaixar o valor, o consumidor não está obrigado a esperar pelo
prazo de 30 dias, podendo exigir o cumprimento de uma daquelas opções
imediatamente.
|