Na hora de contratar um seguro de veículo, os consumidores se deparam com um
extenso formulário, contendo perguntas elaboradas para traçar o perfil do
cliente e calcular o valor da apólice. Se você não quer ter problemas na
eventualidade de um furto ou um acidente, a recomendação para esse momento é
prestar atenção nas perguntas e respondê-las com o máximo de veracidade.
O diretor do Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros ), Carlos Alberto
Pelais, afirma que as principais reclamações dos segurados contra as seguradoras
decorrem das respostas dadas nesse questionário.
Entre os casos, Pelais cita que, "para pagar uma apólice menor, o cliente
acaba dizendo, por exemplo, que não possui filhos que dirigem ou que estaciona
seu carro em garagem, quando está no serviço, mesmo que isso não corresponda à
realidade". Esse tipo de conduta, apesar de comum, é muito arriscada e pode
sempre trazer problemas ao segurado.
Relações de boa fé
Prestar atenção no contrato do serviço também é importante, dando especial
importância às exigências da seguradora. O advogado sócio do Coppola, Dutra
Rodrigues e Gago Barbosa Advogado, Rodrigo Gago Barbosa, alerta sobretudo para
as alterações dos dados.
A negativa de sinistro ocorre com grande frequência quando a pessoa muda de
residência e não informa a seguradora. Esta é uma questão complicada, pois, se
por um lado, a pessoa pode não ter avisado sobre a mudança por uma simples
questão de esquecimento, por outro, ela pode ter omitido tal informação
justamente porque sua apólice aumentaria de valor.
Pelais orienta que, neste caso, o melhor é conversar com seu corretor de
seguro, já que muitas seguradoras são bem flexíveis nesse ponto. O bom senso,
tanto do cliente quanto da prestadora de serviço, deverá nortear o caso.
Confira dicas para evitar problemas futuros:
- Peça e leia o contrato do serviço adquirido;
- Preste atenção nos prazos para alterações de informações cadastrais;
- Seja honesto ao responder o questionário;
- Em caso de alteração de endereço, informe a seguradora o quanto ante e, caso
possível, registre a solicitação;
- Em caso de problemas, a melhor forma de resolver é através da conversa e da
negociação.