Orientar uma equipe, fazer com que os resultados sejam alcançados, motivar os
profissionais e fazer com que eles cresçam em sua carreira são algumas das
tarefas que cabem aos líderes. Engana-se quem acredita que fazer tudo isso e
mais um pouco é uma tarefa simples. Para auxiliar neste processo, muitos
profissionais têm procurado a ajuda de treinamentos externos.
É o caso da coordenadora financeira do São Gonçalo Shopping, Vanessa Almeida.
A profissional explica que, com o treinamento, ela teve consciência que as suas
atitudes com a equipe não eram adequadas. “Eu era vista como um mãe. A minha
postura não permitia que a equipe se desenvolvesse”, diz.
Já o coordenador de Marketing do Shopping Metro Itaquera, Fábio Quintana,
explica que fez o treinamento porque, pela primeira vez, assumiu uma equipe com
maior número de profissionais. “Não tinha experiência de liderança, mas a
vantagem é que eu não tinha vício”, relata.
Sobre o treinamento
A primeira atividade feita pelos gestores é analisar uma avaliação feita
pelos profissionais das equipes em que lideram. “Vai passando um filme na
cabeça. Nós repensamos sobre nossa atitude”, afirma Vanessa. Fábio acrescenta
ainda que o resultado da avaliação é surpreendente, porque os líderes se
enxergam de uma maneira que é diferente do olhar dos profissionais da equipe.
Os participantes também realizam atividades relacionadas à vivência, ou seja,
eles simulam situações do cotidiano, como entrevistar um candidato para
ingressar na empresa ou até mesmo dar um feedback ao grupo de trabalho. É o que
explica o consultor da Muttare, Michel Gonçalves.
Para o especialista, passar por situações em grupo, que tiram as pessoas da
zona de conforto e as fazem experimentar outros sentimentos, tende a fortalecer
as relações de trabalho em equipe. “Eles experimentam outros papéis. São
desafiados. Juntos passam por dificuldades e tentam achar uma solução”, declara.
Sobre a solução, Gonçalves acredita que a resposta não deve ser dada por quem
está aplicando o treinamento, mas, sim, pelo grupo de líderes. “Eles pensam
sobre os erros, os acertos e quais são as mudanças necessárias”, enfatiza.
O passo seguinte é pensar de maneira generalizada, no qual são firmados
lições e aprendizados e discute-se como aplicar na realidade da equipe. Por fim,
aplicam-se as lições a fim de gerar aprendizado permanente. Cada participante se
compromete com sua parcela de mudança para que a melhora ocorra dentro da sua
empresa.
Pelo visto, treinamentos são importantes no processo de liderança e têm dado
o resultado esperado. “Todo mundo sai ganhando: a empresa, o líder e a equipe.
Já tive retorno positivo tanto da minha equipe como dos meus gestores”, finaliza
Fábio.