De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o
número de acessos de telefonia móvel já ultrapassa os 183 milhões no Brasil.
Isso significa que a cada 100 habitantes, 95,26 têm um número de celular. E como
se não bastasse a quantidade, a variedade de tecnologia embutida nos aparelhos
permite que as pessoas fiquem conectadas praticamente 24 horas por dia.
Essa percepção, contudo, pode dificultar a vida de um profissional dentro do
ambiente de trabalho. Não é raro encontrar colaboradores que estão com o
aparelho aos ouvidos o tempo todo. Para quem pensa que o assunto é ultrapassado,
é melhor rever seu comportamento.
Para a consultora em Recursos Humanos do Grupo Soma Desenvolvimento
Corporativo, Jane Souza, as regras para uso do celular dentro do ambiente de
trabalho nunca deixaram de existir. Mas, agora, elas devem ser retomadas com
mais vigor. “O celular é uma ferramenta para facilitar a comunicação, mas não
deve ser vista como primordial. Ele não deve ser o dominante”, alerta.
Para ela, a utilização de quaisquer tecnologias dentro do ambiente de
trabalho requer bom senso do profissional, acima de qualquer coisa. A
especialista em comportamento e moda no trabalho Rosana Fá pensa de forma
semelhante. Para ela, tanto em ambientes corporativos, como em qualquer outro
local, seja aberto ou fechado, o bom senso é o que deve predominar. A questão,
diz a especialista, chega a ultrapassar as barreiras da etiqueta. “É uma questão
de educação”, afirma.
Produtividade e a política da boa vizinhança
No trabalho, não é só a questão da educação que pesa na hora de utilizar o
aparelho. Neste caso, a questão também é prática. “No ambiente de trabalho, o
uso excessivo do celular pode atrapalhar o rendimento e interferir na
produtividade do profissional”, lembra Jane. E mesmo que ele não atenda o
aparelho, assim que ele toca, a concentração já foi embora. Dependendo da área
de atuação, essa distração pode gerar até acidentes.
Além da distração, Rosana também enxerga outros problemas na má utilização do
celular, como o fato de atrapalhar o trabalho do colega ao lado. Para ela, antes
de pendurar o aparelho nos ouvidos, é melhor olhar para o lado e tentar fazer
uma espécie de política da boa vizinhança. “Nesses momentos, o certo é a pessoa
se colocar no lugar do outro e tentar não invadir espaços”, afirma Rosana. “É
desagradável quando somos praticamente obrigados a ouvir a conversa dos outros”,
diz.
O que fazer?
Como saber qual é o limite? É evidente que desligar o aparelho simplesmente não
é a solução ideal. “Passamos o dia inteiro no trabalho, claro que as situações
pessoais invadem o ambiente profissional”, lembra Rosana. “Além disso, para
muita gente, o celular é uma ferramenta importante de trabalho”, completa. A
especialista não vê problemas em ter o aparelho e utilizá-lo no trabalho. A
questão está no excesso.
“Falar em regras é complicado, porque temos de levar em consideração o
ambiente de trabalho desse profissional, a área na qual ele atua e a política da
empresa”, lembra Jane. A consultora explica que, em ambientes mais flexíveis, o
uso do celular com mais frequência não é visto com tanto rigor. Já em ambientes
mais rígidos, o comportamento é outro.
Por isso, o ideal é que o profissional observe o ambiente de trabalho. Nesses
casos, para quem entrou recentemente na empresa, a situação fica mais
complicada. “Quando a empresa é bem estruturada, ela já orienta os profissionais
sobre pontos específicos. O que não pode é cobrar desse profissional algo que
não foi passado a ele”, reforça a consultora.
Com ou sem orientação, a primeira regra é ter bom senso. Evitar toques altos
ou colocar o aparelho no vibra-call vêm em seguida. “Dependendo do assunto, dá
para ficar no ambiente de trabalho, mas falar em voz baixa, para não invadir o
espaço do colega é o ideal”, lembra Rosana. “Se for urgência ou algum segredo,
que todo mundo tem, é melhor se retirar”, diz.
Para Jane, porém, até o modo silencioso prejudica. “Tem gente que fica
ansiosa para atender ou resolver o assunto, isso prejudica a concentração no
trabalho”, reforça. “E se isso acontece o tempo todo, é pior ainda. Tudo o que
está fora da medida não é bom”. Com relação às saídas, a consultora concorda que
muitas vezes elas são necessárias. Porém, essas saídas devem ser controladas. “O
problema é quantas vezes você levanta da mesa para resolver esses problemas”.
A consultora aconselha ainda que atender uma chamada de emergência no
trabalho é comum e normal. “Mas amigos, parentes e assuntos do dia a dia podem
esperar”, afirma Jane. A especialista em etiqueta alerta, contudo, que, se a
situação demanda tempo do profissional atendendo o celular, o melhor caminho é
avisar o líder. “Falar é tornar a relação mais transparente”, diz.
“Se é uma questão pontual, é bom sinalizar ao gestor o que está acontecendo.
Dessa forma, ele tem a oportunidade de compreender melhor o comportamento do
profissional”, completa Jane.
Celular tocou na reunião. E agora?
Em reuniões ou em algum atendimento a clientes, a regra é clara: o celular deve
ficar desligado ou no silencioso. Tocou? Não atenda! “Já é extremamente
deselegante tocar nessas situações. Atender, é pior”, acredita a consultora.
Jane aconselha que, se tiver de atender algum cliente ou antes de entrar em
alguma reunião, o profissional deve se organizar para deixar as pessoas
informadas, pegar os recados e retornar quando possível.
E se for um assunto importante ou mesmo relacionado ao trabalho? “Se esse
profissional espera uma ligação importante e sabe que terá de atender, ele deve
avisar os participantes da reunião dessa necessidade antes que ela aconteça. Se
o telefone tocar, é só sair, sem atrapalhar o andamento da conversa”, reforça
Rosana.
Uma questão de imagem
Ficar o dia todo com o celular a tira-colo pode não passar uma boa imagem do
profissional. “Se forem assuntos pessoais, certamente a imagem será negativa”,
reforça Rosana. Para não passar por situações constrangedoras no trabalho devido
ao aparelho, fique atento às dicas já passadas pelas especialistas:
- Primeiro passo é ter bom senso
- Veja se a empresa não tem regras sobre o uso do celular
- Deixe o aparelho no silencioso ou no vibra-call
- Tente conter a ansiedade em responder ao SMS ou à ligação. Você não pode
ser escravo do celular!
- Lembre-se: amigos podem esperar
- Em situações de emergência, dependendo do assunto, saia do ambiente de
trabalho
- Se tiver de atender, fale baixo
- Se passar por situações que demandem muito tempo ao celular, fale com
seu líder
- Lembre-se de que você não trabalha sozinho e que o fato de você atender
a ligação pode atrapalhar seu colega