Um dos maiores medos de quem está em início de carreira, ou mesmo de quem
acabou de iniciar a trajetória em uma nova empresa, é participar de reuniões.
Dentre várias questões que surgem nesta hora, está o receio de em algum momento
se tornar o centro das atenções, o medo de falar algo impróprio e até a dúvida
sobre se deve ou não emitir opiniões.
Além disso, em momentos como este, também é comum a seguinte pergunta: “O que
o meu chefe espera da minha participação?”
De acordo com o consultor de RH (Recursos Humanos) da Human Brasil, Fernando
Montero da Costa, as expectativas dos superiores variam de acordo com o momento
da carreira do profissional e do cargo para o qual a pessoa foi contratada.
Início de carreira
Para quem está em início de carreira, por exemplo, é conveniente se portar
como ouvinte e apenas se manifestar quando acionado, diz Costa.
A gerente de Responsabilidade Social e coordenadora da central de estágios da
Gelre, Márcia Hipólito, concorda e sugere que a pessoa procure se preparar para
a reunião.
“Se for falar, é preciso estar seguro, ser claro. Por isso, é bom saber um
pouco do assunto que será tratado na reunião”, diz ela.
Novo na empresa
Já quem é novo na empresa, mas não está em início de carreira, explica
Costa, pode enfrentar duas situações, dependendo do cargo para o qual foi
contratado.
Se a pessoa for um assistente, técnico, analista, ou ocupar cargos
semelhantes a estes, ela pode participar das reuniões agregando com experiências
anteriores. Entretanto, espera-se que ela preste mais atenção do que fale.
Por outro lado, se o profissional novo na empresa for um gerente, espera-se
que esta pessoa tenha uma participação mais incisiva e contribua com novas
ideias e experiências anteriores.
Líder
No que diz respeito ao líder, observam os especialistas, cabe a este
integrar o novo funcionário, chamando-o, por meio de perguntas, se for preciso,
a participar da reunião.
Contudo, alertam, o líder deve ter sensibilidade para saber o momento certo
de tomar tal atitude, e assim não constranger o novo membro da equipe.
Por fim, dizem os especialistas, independentemente de ser ou não a primeira
reunião da carreira ou na empresa, para ter sucesso, é essencial que a pessoa
seja clara, objetiva e traga ideias novas.