É senso comum que um ambiente corporativo saudável sempre foi caracterizado
como um dos alicerces para o sucesso de uma empresa. Bons relacionamentos,
ambiente agradável e comunicação clara e transparente entre equipes favorecem o
entendimento do trabalho a ser feito e o papel de cada um, elevando a confiança
entre os profissionais envolvidos e gerando o tão sonhado comprometimento que os
gestores e empresas almejam para a busca incessante de resultados.
Tais valores (entendimento, confiança e comprometimento) podem representar o
diferencial necessário na hora de ganhar ou reter clientes, seja qual for o
segmento que a organização atue. Entretanto, buscar estes valores e qualidades
não é atributo dos mais fáceis quando retirados do papel e implantados no dia a
dia dos colaboradores.
Recente pesquisa realizada pela sexta edição do Estudo de Benchmarking em
Gestão de Projetos, desenvolvida pelo Project Management Institute Brasil (PMI),
revela que em 76% das empresas participantes do estudo o problema com a
comunicação é o principal motivo pelo fracasso dos projetos. Além disso, em 46%
destes projetos o investimento variou entre R$ 1 e R$ 10 milhões. Ou seja, a
falta de comunicação entre equipes pode se tornar – e muito – custosa aos cofres
das empresas.
Para Tatsumi Roberto Ebina, sócio-diretor e fundador da Muttare, consultoria
de gestão, "a soma das diferenças deve contribuir para o êxito de uma equipe de
trabalho. É preciso confiar no profissional que atua ao lado. Sendo assim, o
mesmo também confiará em você. Isso irá gerar um retorno significante na soma
dos fatores". Portanto, o problema principal não é caracterizado pela
comunicação e sim pela falta de confiança nas relações. Para muitos empresários
e executivos, a pergunta que fica é: Por que falta confiança?
Ebina destaca que "em muitas empresas, o que inibe o profissional é o medo de
errar. Esta sensação prejudica as organizações. Quem consegue fornecer respostas
corretas e de forma rápida, ainda mais no cenário acirrado que vivemos,
diferenciando-se de seus concorrentes? E mais, pensem por que será que as
pessoas têm medo de errar? Ainda bem que bons exemplos existem. Grandes
empresas, referências em seus segmentos, como Google e Dell, fornecem aos seus
colaboradores poder de decisões e autonomia de trabalho, motivando-os ainda mais
na busca de resultados expressivos às empresas".
O consultor salienta que nestas empresas o modelo de gestão adotado permite
ao funcionário tal liberdade. Mas, por outro lado, exige da mesma forma do
profissional o desempenho esperado. "A gestão descentralizada, acima de tudo,
valoriza a principal ferramenta de trabalho dentro das organizações: o
colaborador. Sendo assim, assegura que as dificuldades de todos sejam supridas,
e torne-os mais comprometidos com o trabalho. Com profissionais mais motivados e
melhor preparados, as empresas terão em seus projetos, sejam quais forem,
menores problemas de comunicação nas equipes e melhores resultados. Isso tornará
em verdadeiros investimentos, e não gastos desnecessários, o valor despejado
para a realização dos projetos".