Risk
=
Risco
1-) Nível de incerteza quanto ao rendimento esperado de um investimento. No mercado financeiro, existem o risco de mercado e o risco de crédito. O risco de mercado é aquele relacionado com as oscilações de preço do investimento escolhido. O risco de crédito é o relacionado com a probabilidade de um título financeiro ser pago (risco de inadimplência do tomador do crédito).
2-) Grau de incerteza da rentabilidade (retorno) de um investimento. Ex.: afirmar que um investimento é de alto risco significa que temos pouca chance de prever com precisão a rentabilidade deste investimento. Em contrapartida, esse investimento oferece possibilidade de retorno superior a um investimento conservador. No jargão financeiro, a palavra "risco" está sempre associada à probabilidade de ganhos ou perdas acima ou abaixo da média de mercado. O investidor deve estar atento a essa diferença, porque na linguagem cotidiana a palavra "risco" muitas vezes é usada para indicar a possibilidade de perda/diminuição ou manutenção do estado atual, excluindo a possibilidade de ganho/ retorno/crescimento.
3-) Possibilidade de um empresário ganhar ou perder em seu empreendimento. Os riscos derivados de incertezas econômicas são premiados com o lucro (profit). O risco financeiro tem por base as incertezas do que é natural, humano e econômico. Os riscos naturais e humanos podem ser segurados com facilidade, mas os riscos oriundos de incertezas (uncertainties) econômicas não são suscetíveis de seguro.
|