Imagine a seguinte situação: você prestou um concurso público e, depois de um
tempo, foi chamado para trabalhar. Porém, neste período, terminou a faculdade e
está atuando na área em uma empresa privada. E agora, como decidir entre os dois
empregos?
De acordo com a consultora de RH (recursos humanos) e diretora-executiva da
Clarz Management, Luciana Botelho, antes de fazer uma escolha, o profissional
precisa ficar atento aos desafios que ele irá enfrentar ao mudar para o cargo
público, sendo o principal deles a adaptação cultural.
"O profissional que optar pelo cargo público tem de estar preparado para o fato
de que suas ideias neste novo emprego podem demorar muito para serem aceitas,
pois o sistema é mais lento. Por exemplo: para aprovar um orçamento, será
necessário que o documento passe por diversos departamentos. Se fosse em uma
empresa privada, o trajeto desse documento poderia ser menor e, logo, as chances
de um projeto ser colocado em prática seriam mais elevadas".
Além disso, a consultora ressalta que o profissional terá de correr atrás do
conhecimento técnico para desempenhar a sua função no cargo público, vaga que
pode não estar relacionada com seu conhecimento acadêmico.
E se o profissional não gostar da nova função em um primeiro momento, saiba que
isso pode mudar. "Se o profissional desenvolve um bom trabalho, ele pode passar
a gostar do que faz porque passa a ser reconhecido".
O lado bom
Luciana lembra que há alguns benefícios que o concurso público pode oferecer,
quando comparado ao emprego em uma empresa privada, como salários mais elevados
e estabilidade.
Na opinião do gerente consultivo do Grupo Soma, Paulo Ishimaru, outro fator que
pode auxiliar na decisão é a vida pessoal. "Se o profissional tem planos de ter
filhos e não fez isso ainda porque considera que o seu salário não é suficiente,
o cargo público pode oferecer uma remuneração maior", exemplifica.
Plano de carreira
Entretanto, tanto Ishimaru quanto Luciana afirmam que o profissional, antes de
trocar de emprego ou permanecer no atual, deve fazer uma avaliação do seu plano
de carreira.
"O profissional precisa pensar o que ele almeja para a sua carreira daqui há
três anos, por exemplo. E, a partir disso, estabelecer as ações que ele terá de
executar para alcançar esta meta", destaca Luciana.
"Geralmente, para conseguir executar outras funções, um funcionário público
precisa prestar outro concurso. Já em uma empresa privada, com um departamento
de Recursos Humanos estruturado, ele pode desenvolver um plano de carreira e
subir de cargos mais rapidamente".