Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Como prender a atenção do público em palestras? 

Data: 08/06/2009

 
 

Conquistar a atenção de milhares de pessoas em uma palestra para falar dos procedimentos ou estratégias adotadas não é nada fácil. Mesmo profissionais experientes têm problemas para transmitir suas ideias e opiniões, tornando a sua apresentação monótona e desinteressante.

"Isso acontece porque, na maioria dos casos, os profissionais são coadjuvantes de suas próprias apresentações. Tornam-se leitores de "livros iluminados", achando que uma boa apresentação se resume a telas cheias de textos e ilustrações", explica o consultor e instrutor associado da Compass Business School, Ney Pereira.

Linguagem
De acordo com o consultor, uma apresentação só consegue despertar o interesse do público se as pessoas presentes se identificarem com o conteúdo exposto e se houver benefícios, em termos de novos conhecimentos. "A performance como orador é a que menos importa".

"A sensação de perda de tempo em uma apresentação é horrível. Quando um apresentador enrola, a pessoa que está acompanhando o evento ou vai embora ou não sai do corpo físico e fica fazendo outras coisas, como responder e-mails ou atender o celular", destaca o consultor.

Mas se o profissional também conseguir estabelecer uma linguagem de identificação com o público, o interesse tende a aumentar. "Se a plateia for composta por jovens, o uso de algumas gírias chama mais a atenção. Além disso, o profissional pode utilizar exemplos em que as pessoas presentes consigam se ver neles".

O que fazer?
Para evitar possíveis gafes durante o evento, Pereira destaca que é fundamental que o profissional que vai fazer a apresentação conheça o tema da palestra a fundo. "Grande parte das pessoas dá palestra preocupando-se apenas em ser um bom orador, sem conhecer bem o tema".

Além disso, o consultor alerta que é importante estudar o público que participará do evento e obter o máximo de informações.

"O profissional também precisa se conscientizar de que ele está representando uma marca. Por isso, precisa abrir mão das suas características pessoais. Se ele for grosseiro, o público irá associar a atitude à empresa", conclui o consultor.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Luana Cristina de Lima Magalhães
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoSaiba quando o profissional não tem direito à hora extra
Modelos de documentosDeclaração para Dispensa de Redenção do ISS.
Carreira / EmpregoSono x produtividade: o impacto de uma noite mal dormida para o seu trabalho
Cartão de créditoSaiba como renegociar dívida
Carreira / EmpregoVeja como funciona a seleção de pessoas por meio do processo de comparação
Carreira / EmpregoÉ preciso se expor: veja as implicações de nunca falar o que pensa no trabalho!
LeisCódigo Penal ? Parte Geral »»» Título I - Da aplicacao da lei penal
Ações / Bolsa de ValoresInformação é primeiro passo para o investimento
Carreira / EmpregoProfissionais perdem até três dias por ano com falhas em rede de comunicação
ConsumidorOrçamento: será que você realmente sabe comprar a prazo?