Conquistar a atenção de milhares de pessoas em uma palestra para falar dos
procedimentos ou estratégias adotadas não é nada fácil. Mesmo profissionais
experientes têm problemas para transmitir suas ideias e opiniões, tornando a sua
apresentação monótona e desinteressante.
"Isso acontece porque, na maioria dos casos, os profissionais são coadjuvantes
de suas próprias apresentações. Tornam-se leitores de "livros iluminados",
achando que uma boa apresentação se resume a telas cheias de textos e
ilustrações", explica o consultor e instrutor associado da Compass Business
School, Ney Pereira.
Linguagem
De acordo com o consultor, uma apresentação só consegue despertar o interesse do
público se as pessoas presentes se identificarem com o conteúdo exposto e se
houver benefícios, em termos de novos conhecimentos. "A performance como orador
é a que menos importa".
"A sensação de perda de tempo em uma apresentação é horrível. Quando um
apresentador enrola, a pessoa que está acompanhando o evento ou vai embora ou
não sai do corpo físico e fica fazendo outras coisas, como responder e-mails ou
atender o celular", destaca o consultor.
Mas se o profissional também conseguir estabelecer uma linguagem de
identificação com o público, o interesse tende a aumentar. "Se a plateia for
composta por jovens, o uso de algumas gírias chama mais a atenção. Além disso, o
profissional pode utilizar exemplos em que as pessoas presentes consigam se ver
neles".
O que fazer?
Para evitar possíveis gafes durante o evento, Pereira destaca que é fundamental
que o profissional que vai fazer a apresentação conheça o tema da palestra a
fundo. "Grande parte das pessoas dá palestra preocupando-se apenas em ser um bom
orador, sem conhecer bem o tema".
Além disso, o consultor alerta que é importante estudar o público que
participará do evento e obter o máximo de informações.
"O profissional também precisa se conscientizar de que ele está representando
uma marca. Por isso, precisa abrir mão das suas características pessoais. Se ele
for grosseiro, o público irá associar a atitude à empresa", conclui o consultor.