Contato por telefone ou e-mail
Caso alguém entre em contato com você dizendo ser Do Banco ou da
administradora do seu cartão, atenção. não forneça seus dados pessoais ou de
seu cartão de crédito e débito.
O emissor do seu cartão, poderá entrar em contato com você. -
para fornecer um serviço agregado ao cartão, por exemplo -, mas ele deve se
identificar como tal.
Mesmo que o banco ou administradora de cartões, emissor do
seu cartão, entre em contato com você, ele dificilmente pedirá o número do seu
cartão, pois esse é um dado que ele já possui. O atendente pedirá outras
informações, como por exemplo, a data de seu nascimento e o número de seu CPF.
Esses dados servem para confirmar se a pessoa que atendeu a ligação é mesmo o
titular do cartão.
Assim, caso ofereçam alguma promoção a você mediante o
fornecimento do número do seu cartão, procure se informar antes junto ao banco
emissor do seu cartão sobre a existência de tal oferta.
Outro ponto muito importante: nunca forneça a senha de seu
cartão a ninguém - nem mesmo o emissor de seu cartão deverá ter acesso a sua
senha.
No momento de utilização de seu cartão físico
Procure sempre acompanhar o seu cartão no momento do pagamento, na
hora em que o atendente do estabelecimento for passá-lo no terminal
eletrônico.
É mais comum que em postos de combustíveis ou em
restaurantes o portador não acompanhe a transação, apenas assinando o
comprovante de venda.
Nesses ramos de atividade, alguns estabelecimentos já
possuem terminais que podem ser levados até o carro ou até a mesa do
restaurante.
Postos de venda de cartões
Alguns bancos ou administradora de cartões montam postos de venda
em locais públicos.
Os interessados fornecem seus dados, que depois são
submetidos à análise.
Caso isso aconteça com você, lembre-se sempre de
solicitar um telefone de contato, para saber futuramente sobre o andamento
de sua solicitação.
Segurança na Internet
Alguns internautas têm sido vítimas do que chamamos "spoofing" - cópias
idênticas de sites de instituições financeiras - e "fishing" - e-mails
falsos através dos quais o destinatário é chamado a atualizar suas
informações pessoais junto a uma instituição financeira, sendo levado ao
site "spoofing".
Veja como as fraudes
acontecem
As mensagens "fishing" (e-mails falsos) dão a impressão ao destinatário de
que o remetente é o banco com o qual ele mantém relacionamento, seu provedor
de internet ou o próprio banco - temos relatos inclusive de mensagens em
inglês. O conteúdo dessas mensagens é basicamente o mesmo: informam que o
cliente precisa validar ou atualizar seus dados pessoais junto à instituição
financeira.
No fim do texto, aparece um link que levará a uma página para o
preenchimento dos dados. Essa página é o "spoof" (site falso) e geralmente
possui questionários bastante elaborados, nos quais são solicitados o número
do cartão, o número da conta bancária, a senha, o CPF e o RG do cliente,
entre outros.
É importante que você lembre-se sempre de que os bancos e operadoras de
cartões nunca lhe enviarão um e-mail solicitando qualquer tipo de informação
pessoal. Por isso, não responda esse tipo de mensagem.
Como posso me proteger?
· Nunca forneça informações pessoais a ninguém por meio de e-mails;
·
Familiarize-se com os métodos de autenticação de clientes usados pelo seu
banco e pelos sites que você visita regularmente;
· Sempre suspeite de e-mails que lhe informem, com pouca antecipação, que
sua conta será fechada ou que algum serviço será descontinuado caso você não
confirme suas informações pessoais;
· Nunca clique direto no link que veio no e-mail - acesse o site da
instituição financeira pelo endereço que você está acostumado a usar sempre
e procure contatar a central de atendimento a clientes do banco para
confirmar a veracidade da solicitação;
· Evite enviar por e-mail suas informações pessoais ou financeiras. Evite
também digitar suas informações em um site que não possua o símbolo de
cadeado na barra de status do seu navegador (browser). O cadeado indica que
a informação fornecida viajará por meio de um canal seguro;
· Se você receber uma oferta não solicitada ou uma mensagem cujo
destinatário é desconhecido por e-mail, o chamado "spam", não acesse o link
incluído no final do texto que traz a opção de ser excluído da lista, apenas
apague a mensagem. Em muitos casos, a função "excluir" é usada para
identificar contas de e-mail ativas;
· Sempre verifique o extrato mensal da sua conta e a descrição da fatura
do seu cartão de crédito quando os receber para ter certeza de que não
aparecem despesas não-autorizadas ou incorretas;
· Além de não responder eventuais e-mails que solicitam o número de seu
cartão , contate imediatamente o banco emissor de seu cartão para que ele
possa iniciar uma investigação e evitar que outros clientes sejam
ludibriados.