Carreira / Emprego - Jargões corporativos: veja quais você deve conhecer e quando deve usá-los
Existem alguns termos que, pelo uso diário, já fazem parte do glossário
corporativo brasileiro. Mesmo em inglês, eles são usados em diversas ocasiões. O
problema é que, pelo abuso, algumas pessoas acabam incorrendo em erros, e o
pior: podem não ser compreendidas. O bom é saber quais expressões os
profissionais devem conhecer e a hora certa de usá-las.
De acordo com a consultora de Recrutamento e Seleção da Ricardo Xavier Recursos
Humanos, Clara Salarini Borsezi, com a globalização, o inglês passou a ser
fortemente usado. Com essa difusão, muitos termos passaram a ser incorporados ao
dia-a-dia, não só em reuniões e conferências, mas também em conversas informais.
"Por isso, é importante que o profissional conheça alguns termos, para realizar
uma boa comunicação e entender o assunto em pauta. Caso contrário, pode não
compreender alguma informação e ser excluído da situação".
Existe termo "na moda"
Clara afirmou que não existem termos "na moda", mas aqueles que são mais
adotados por uma área ou outra, como o feedback (resposta que um líder dá a seu
liderado sobre o desempenho deste), bastante usado em recursos humanos.
Apesar disso, existem termos cujos significados são bastante amplos e podem ser
usados por qualquer profissional, independentemente de sua área de atuação.
Confira quais são eles abaixo:
- Branding: trabalho de construção de uma marca no mercado;
- Brainstorming: mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma
atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa dos
indivíduos no menor tempo possível, ou seja, troca de ideias;
- Briefing: todas as informações necessárias para realização de uma
determinada ação;
- Budget: orçamento;
- Business plan: plano de negócios;
- Case: estudo de caso, normalmente abordado em empresas;
- Coaching: projeto com início, meio e fim, definido em comum acordo entre
o coach (profissional) e o coachee (cliente), conforme a meta desejada por
este. O coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e
longo prazos, por meio da identificação e do uso das próprias competências
desenvolvidas, como também do reconhecimento e da superação de suas
fragilidades, para que ele atinja novos objetivos;
- Deadline: prazo final;
- Expertise: conhecimento técnico;
- Interface: ferramentas que possuem um design fácil de ser usado,
geralmente com ícones indicando o que representa cada função;
- Feedback: trata-se de informar o colaborador sobre o seu desempenho,
conduta ou a respeito de uma eventualidade, buscando estimular e reorientar
ações, com o objetivo de maximizar o seu desempenho;
- Follow up: dar prosseguimento a uma discussão ou debate, retomando temas
para atingir soluções. Também pode significar revisão das tarefas que foram
geradas após uma reunião ou auditoria, quando os prazos para realização se
esgotaram. Significa ainda ligar para o cliente, a fim de acompanhá-lo;
- Headhunter: caçador de talento;
- Key user: aquele que conhece todos os recursos referentes a uma
determinada ferramenta tecnológica;
- Just in time: sistema que determina que nada deve ser produzido,
transportado ou comprado antes da hora exata, ou seja, primeiramente
vende-se o produto para depois comprar a matéria-prima e posteriormente
fabricá-lo ou montá-lo. Pode ser aplicado em qualquer organização, para
reduzir estoques e os custos decorrentes;
- Know how: conhecimento;
- MBA (Master Business Administration): curso de especialização;
- Networking: rede de contatos;
- Outsourcing: obtenção de mão-de-obra externa por parte de uma empresa;
contratação de serviços terceirizados, com o intuito de reduzir os custos
internos, aproveitando o conhecimento especializado de outras organizações;
- Outplacement: benefício que uma empresa oferece ao ex-funcionário, que
consiste no aconselhamento, no apoio, na orientação e no estímulo para
recolocá-lo em outra organização;
- Supply Chain: gerenciamento de cadeia de abastecimento;
- Turnover: termo utilizado para caracterizar o movimento de entradas e
saídas, admissões e desligamentos de profissionais empregados de uma
empresa, em um determinado período, iso é, rotatividade. Quanto aos
desligamentos, podem ser espontâneos ou provocados pelas empresas;
- Workaholic: pessoa viciada no trabalho;
- Workshop: treinamento em grupo, de acordo com a técnica dominada pelo
instrutor;
- CEO: (Chief Executive Officer), sigla para diretor executivo.
Uso dos termos
De acordo com a consultora, o profissional não acaba, necessariamente, sendo mal
visto porque pergunta qual o significado desses termos, mas pode passar a imagem
de desatualizado. Além disso, a comunicação pode ser falha, já que ele não
compreendeu o que foi falado pelo emissor.
"Caso o profissional não entenda algo que foi dito, o ideal é buscar informações
sobre o seu significado e uso. A internet acaba sendo um bom recurso, existem
até dicionários com alguns termos utilizados no mundo corporativo", disse.
As pessoas que não sabem o significado desses termos podem prejudicar a
comunicação, assim como aquelas que os usam a todo o momento, as quais podem se
expressar de maneira incorreta e fora de contexto.
"Se o profissional está em uma conversa entre amigos, não há necessidade de usar
esses termos, pois pode comprometer a comunicação, passar uma imagem de
arrogância ou até mesmo falta de domínio sobre sua língua de origem. Quem não
conhece bem o significado dos termos é melhor não utilizá-los, para não passar
uma informação incorreta".
Referência:
InfoMoney
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Autor:
Flávia Furlan Nunes
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