Carreira / Emprego - Ambiente de trabalho: existe momento adequado para usar o feedback e o diálogo!
Reflita sobre algumas questões: quantas vezes você teve vontade de dizer o
que pensa no trabalho, mas acabou não falando? Você comenta quando alguém faz
algo de que não gosta? Alguma vez, já fez o trabalho que outra pessoa deveria
ter feito? Já se sentiu desconfortável para pedir ajuda ou fazer uma crítica?
As questões foram elaboradas pelo psicólogo e consultor de empresas, Rogerio
Martins, e têm como objetivo mostrar situações que estão relacionadas
diretamente com nossas atitudes e com a comunicação.
"A comunicação tem papel fundamental na vida de qualquer pessoa, pois é
diretamente responsável por nossa sobrevivência. Nas organizações, as falhas de
comunicação têm sido fonte dos maiores problemas para administração dos
negócios. O fato é que a maioria das pessoas não sabe se comunicar de forma
adequada", explicou.
Diálogo ou feedback
Muitas empresas, de acordo com o psicólogo, se orgulham em dizer que fazem
feedback diariamente com a equipe, mas sequer sabem o significado da palavra.
"Feedback é uma técnica muito eficaz de gerenciamento, mas tem suas regras.
Quando é mal aplicada, torna-se desmotivadora".
Além do feedback, que está na moda, existe uma ferramenta muito eficaz e mais
antiga para lidar com as falhas de comunicação: o diálogo. "É aquela forma de
conversar com as pessoas sem comprometimento, sem regras, sem formalismo, sem
avaliações. Esse sim pode e deve ser aplicado diariamente".
"Comece agora. Converse com as pessoas mais próximas emitindo suas opiniões a
respeito do que acontece no dia-a-dia. Fale, sem medo, do que gosta e do que não
gosta da atitude dos outros. Sem apontar falhas, apenas suas preferências",
disse o consultor.
Para finalizar: use o feedback para gerenciar as pessoas e, quando quiser
simplesmente se relacionar no trabalho ou na vida social, use o diálogo!
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