Eles nem sempre querem ser maldosos, mas avançam sobre você de uma maneira
tão agressiva que você se sente cercado. Mesmo não sendo o inimigo, está sendo
atacado. Eles o bombardeiam com suas crenças, roubam seu crédito, atacam sua
sensibilidade. Os arrogantes estão determinados a fazer as coisas a seu modo.
Entram sem pedir licença e assumem o controle enquanto você pensa se deve
aceitar ou reagir. Essas pessoas, no fundo, precisam sentir-se aceitas. A
questão é que não conseguem se expressar sem ofender os outros.
Conseqüentemente, não têm muitos amigos: quanto mais tentam, mais são
rejeitadas; quanto mais são rejeitadas, mais petulantes ficam. Tipos assim não
percebem que atropelam os sentimentos de quem está a sua volta.
Conta-se que Calvin Coolidge, presidente dos Estados Unidos entre os anos 20 e
30, ao acordar de uma soneca no meio do dia, perguntou brincando a seu
assistente: 'O país ainda está aqui?'. Alguns chefes realmente acreditam que a
empresa não consegue respirar sem sua fiscalização e a freqüente designação de
tarefas. Se o plano não for de autoria deles, não é bom. Pior: se deixam um
subordinado prosseguir, depois roubam o crédito por seus esforços.
Para continuar com esse relacionamento, você precisa ficar alerta. Quando um
chefe petulante age de maneira agressiva, isso nem sempre significa que ele não
o está escutando. Provavelmente, ele está se movendo rápido demais, por isso
você talvez tenha de correr para alcançá-lo. Também é fácil interpretar como
rejeição um comentário que tinha apenas a intenção de avisá-lo de algo. Pergunte
ao chefe se a declaração dele é uma intimação. Não tome como pessoal a
arrogância de seu superior. Ele é quem está com problemas, mas no fim vocês dois
podem se entender. Veja a seguir como lidar com os tipos mais comuns.
Os chefes reivindicadores de fama assumem arrogantemente o crédito pelo
trabalho que você fez. Para eles, isso não é roubar. Eles só estão pegando o que
acreditam ser deles por direito. Claro, foi você quem fez o trabalho (e não está
obtendo o reconhecimento que merece). Chefes desse tipo estão inflados por um
orgulho tão grande que não estão dispostos a dividir nada com ninguém. Seu ar de
auto-importância anuncia a crença de que só eles são responsáveis pelos
resultados obtidos porque, afinal, estão totalmente no controle. Se você
acusá-los diplomaticamente de roubar seu crédito, eles prometerão providenciar
para que você obtenha algum tipo de reconhecimento. Mas não fique esperando
muito tempo para falar com ele. Indivíduos tão famintos assim pela fama são, em
geral, extremamente irritáveis quando criticados.
O que você está pensando
'Meu projeto foi um sucesso esmagador, e o chefe está roubando para si toda a
glória. Eu me matei de trabalhar para conseguir realizá-lo. Foi meu planejamento
preciso e minha coordenação que fizeram com que ele tivesse sucesso. No entanto,
ele não reconheceu nenhuma das minhas contribuições -- que ingrato!'
Os pensamentos do chefe
'Eu ensinei bem. Realmente mereço os louros por esse projeto. Abri caminho com
os outros departamentos para que ele tivesse o apoio de que precisava para
executar o trabalho. Ele só fez o que eu lhe disse para fazer e o resultado foi
até melhor que o esperado. Uau! Esses números cairão muito bem no meu
relatório.'
Estratégia
Há mais envolvimento aqui que apenas satisfação do ego. Ser uma pessoa de idéias
e um bom implementador é importante para o progresso na carreira. Você precisa,
sim, lutar para ser reconhecido por suas realizações.
Divida o crédito e ganhe um amigo. Esteja disposto a distribuir um pouco
do aplauso. Em vez de reclamar que não obtém reconhecimento, admita para o chefe
e para todos à sua volta o que você puder legitimamente dizer que ele lhe
ensinou. Vença-o fazendo-o pensar em vocês dois como uma equipe de sucesso.
Compartilhe os problemas e o modo como lida com eles. Leve o tempo do seu
chefe em consideração enquanto arquiteta maneiras de ficar mais visível a ele
nos assuntos que realmente importam. Você pode pedir a opinião dele sem, no
entanto, pedir permissão.
Documente seus procedimentos e suas conquistas. Envie relatórios sobre os
seus progressos para o chefe e também cópias para todos quantos puderem se
beneficiar deles. Essa 'prova' por escrito tem triplo benefício: muitas pessoas
ficam cientes de seu esforço, você obtém do chefe o crédito que merece e, além
disso, ter esse registro ajudará a lembrar de suas realizações em negociações
futuras.
Os chefes bloqueadores só levam em consideração idéias tidas por eles.
Simplesmente obstruem as dos outros. Eles não querem delegar o ato de pensar a
mais ninguém. Se você ousar sugerir algo original, verá o crachá 'briguento'
sendo preso na sua lapela. Mas, se os procedimentos para melhorar a operação são
tão óbvios, por que ele não quer ouvir sua sugestão? Você fica com a sensação de
que ele se ofende com sua interferência. E se ofende mesmo.
O que você está pensando
'Verifiquei e revisei meus números. Sei que essa idéia é fantástica. Por que ele
insiste em manter o procedimento antigo?'
Os pensamentos do chefe
'Esses cabeças de alfinete pensam que sabem tudo. Não têm idéia do caos que isso
aqui era antes de eu organizar tudo. Fiquei meses aperfeiçoando aquele
procedimento e agora eles estão tentando se desfazer de todo o meu ótimo
trabalho.'
Estratégia
Sua meta é conseguir que suas idéias sejam consideradas objetivamente, mas sem
antagonizar com seu chefe. Essa é uma boa hora para rever o modo como está lhe
fazendo recomendações.
Você está dando sugestões em vez de exigir mudanças? Espere que sua idéia
seja levada em consideração; o papel do chefe é determinar o valor da sugestão.
Faz o chefe sentir que teve participação no desenvolvimento da sua idéia?
Mencione que ela é resultado de algo que ele disse na semana passada ou que a
idéia lhe ocorreu nesta manhã, quando ele estava discutindo a necessidade de
aumentar a produtividade. Você consegue que ele o escute ao afirmar tê-lo
escutado antes.
Antes de entrar na sala, você pergunta ao chefe se ele tem alguns minutos
para conversar? Caso contrário, você pode pegá-lo numa má hora. Busque o
apoio de seus pares e, se a atmosfera nas reuniões for positiva, lance a questão
para o restante do grupo.
Antes de falar você resume suas idéias no papel? Se você ficar falando a
esmo, estará fazendo o chefe perder tempo. Seja claro e acentue os pontos
principais.
Você lida com as desvantagens tão bem quanto lida com os benefícios? Isso
é importante quando se trata de gastar tempo e dinheiro. Ao preparar uma
proposta, preste atenção em tudo o que o chefe disser sobre o assunto e faça-o
confirmar sua posição. Expanda sua idéia pensando em outras maneiras de
implementá-la.
Consegue se defender se for severamente criticado? Enquanto o chefe fala,
anote o que considera objeções legítimas. Na sua vez, responda às críticas,
depois saliente outros pontos positivos.
Você pesquisou bem? É possível que essa idéia fantástica já tenha sido
analisada e rejeitada? A regra que você quer mudar foi introduzida por seu
chefe? Proteja-se. Pergunte-lhe o tipo de experiência que ele teve. Se deu
início à norma, pergunte-lhe o que poderia ser necessário agora para realizar
essas mudanças.
Você tem certeza de que o que está dizendo está em sincronia com o estilo
agressivo do chefe? Se um dos motes dele é 'você tem de pegá-los antes que
eles o peguem', cuidado com as sugestões com as quais ele possa se ressentir,
pois pode achar que deveria ter apresentado a idéia e não o fez.
Você pergunta ao chefe quanto tempo ele precisa para tomar uma decisão?
Deixe a porta aberta pedindo-lhe que diga quando pode voltar para saber a
resposta.
Você dá a um chefe novo tempo para que ele possa dimensionar a situação?
Ele pode estar recusando as suas sugestões em um esforço para parecer confiante
quando, na verdade, ainda não se sente no comando. Não diga nada. Talvez você
não enfrente dificuldades quando ele conseguir se orientar.
Os chefes regateadores defendem seu ponto de vista de um jeito mesquinho
e barulhento. Se você fosse chefe do seu chefe, o demitiria por insolência. Um
regateador arranja confusão por qualquer mal-entendido, não manifestando a menor
dignidade no modo como discorda da situação. Eles são dados a disputas e, com
freqüência, levantam a voz ao descobrir falhas. A pessoa mesquinha não percebe
que o raciocínio dela é curto. Depende de você explicar os aspectos mais amplos.
O que você está pensando
'Ele implica com detalhes e faz questão que todos que estejam perto escutem a
discussão. Isso deve fazê-lo sentir-se o manda-chuva.'
Os pensamentos do chefe
'Eles não valorizam o que faço por eles. Já ocupei a maior parte desses cargos
antes de ser promovido, por isso sei o melhor jeito de realizar a tarefa, mas
eles se fecham. Tenho de gritar para ser ouvido.'
Estratégia
Seu objetivo deve ser ajudar o regateador a enxergar o estratégico.
Cuidadosamente, forneça uma compreensão mais profunda. Resuma o que foi
dito. Enfatize o maior problema em jogo.
Pense e aja grande. Recuse-se a 'ouvir' insinuações mesquinhas; continue
a discutir os problemas.
Aprenda a desligar-se das explosões negativas do seu chefe. Foque no que
é útil para você e mantenha-se sintonizado com o que está acontecendo na
empresa.
Moral da historia: Trabalhe, não lute contra os chefes arrogantes. À medida
que você e seu chefe passarem por mais sucessos juntos, ele vai adquirir mais
confiança em si mesmo e, por tabela, em você. Haverá menos necessidade de
vociferar, de implicar com bobagens, de apoderar-se do crédito do trabalho
realizado pelos funcionários ou de agarrar-se a procedimentos ultrapassados.
Todo mundo sai ganhando.