Confira as características que irão fazer a diferença na hora da divulgação
do produto chamado você
Quando se fala de marketing pessoal é comum que se concentre em fatores
externos – como a aparência e postura dos indivíduos – como sendo o fator
preponderante para distinguir aqueles que fazem ou não marketing pessoal.
Esses fatores são importantes, mas somente eles não garantem o sucesso dessa
ferramenta de alavancagem da carreira profissional e das relações sociais.
É preciso lançar uma visão mais humanista sobre o marketing pessoal. Por meio
dela o ser humano pode associar suas habilidades pessoais de personalidade – o
conteúdo interno – a técnicas eficazes de divulgação de si mesmo – o fator
externo.
Neste contexto, cinco competências são fundamentais para a realização do
marketing pessoal a partir dessa abordagem. Confira a seguir.
Empatia – É a capacidade do ser humano de se colocar no lugar
do outro. Segundo Jacob Levy Moreno, criador do Psicodrama, todo indivíduo passa
por diversas fases no desenvolvimento de sua estrutura de personalidade e
pode-se dizer que atinge a maturidade psicológica quando consegue “inverter
papéis”, ou seja, usar da empatia.
Dicas
Exercite-se no seu dia-a-dia imaginando como seria enfrentar os
desafios de:
- Ocupar o cargo do seu chefe ou subordinado;
- Atender ao público como um caixa de banco em dia de grande movimento;
- Fazer a faxina no escritório depois de um dia de trabalho;
- Dirigir no trânsito caótico por profissão, etc.
Após este exercício, passe a agir como gostaria de ser tratado em cada uma
dessas situações. Certamente todos os envolvidos passarão a respeitá-lo muito
mais do que de costume.
Simpatia – Antigamente, dizia-se que a educação abre portas e que a simpatia é
um dos melhores canais de acesso ao sucesso profissional e pessoal. As pessoas
em geral gostam de quem as tratam bem.
Dicas
- Seja cordial, afetuoso, entusiástico e “educado”. Isto é fundamental
para garantir uma imagem positiva entre as pessoas de seu relacionamento;
- Ações simples como um cumprimento, um sorriso, um abraço ou um olhar
podem garantir pontos importantes para o seu marketing pessoal.
- Aja com simpatia e lembre-se sempre das “palavras mágicas”: bom dia,
obrigado, com licença e desculpe.
A alegria é um poderoso antídoto contra o estresse e contagia todos que estão
por perto. Afinal, você conhece alguém que procurou um namorado ou namorada que
fosse emburrado, pessimista ou desanimado? Claro que não! O ser humano gosta e
precisa de energia positiva para viver bem.
Comunicação – Neste item há dois pontos a destacar: falar
corretamente e vencer a barreira da timidez e do orgulho. Ter uma comunicação
impecável é crucial para qualquer profissão e mais ainda quando se trata de
garantir uma boa imagem diante do seu cliente, chefe ou até mesmo parceiro ou
parceira. Para isso, é fundamental adequar a linguagem para cada situação, pois
só assim é possível se sobressair em meio ao padrão que assola a maioria das
pessoas nas corporações. O outro ponto importante é fazer com que as pessoas
saibam quem é você e o que tem a oferecer, ou seja, vencer a barreira da timidez
e do orgulho. Há um famoso ditado que diz: quem tem boca vai a Roma. À medida
que compartilha com os demais seus planos, idéias, projetos e sonhos, você está
abrindo a possibilidade de eles fazerem parte e até mesmo ajudarem a
concretizá-los. As pessoas querem participar, mas para isso precisam saber.
Portanto, comunique!
Dicas
- Estude;
- Leia revistas, livros e jornais;
- Participe de cursos sobre oratória;
- Aprimore ao máximo sua capacidade de falar corretamente para cada
público e situação;
- Comunique seus planos, idéias, projetos e sonhos.
As pessoas querem participar, mas, para isso, precisam saber que você precisa
ou gostaria da ajuda delas. Com isso você estará abrindo a possibilidade de eles
fazerem parte e até mesmo ajudá-lo a concretizar seus projetos.
Ter conteúdo – De nada adianta ser um ótimo comunicador e
agir com simpatia se não tiver efetivamente conteúdo. É muito importante ter o
que dizer, possuir conhecimento, mostrar a que veio e transmiti-lo de forma
natural. Nos últimos tempos, parece que a sociedade foi assolada por “carinhas
bonitas”, mas que não têm nada a dizer, não transmitem absolutamente nada e
assim passam despercebidas. Estas pessoas estão nas empresas, na mídia, na
política, nas rodas de amigos, enfim, em todos os lugares onde é possível fazer
“cara de conteúdo”. A verdade é que as pessoas se lembram daqueles que
transmitem segurança, que consolidam sua imagem, sua presença através de
opiniões claras, idéias firmes ou, simplesmente, porque estão ligadas no que
está acontecendo ao seu redor e têm o que exprimir com assertividade. Para ter
conteúdo é imprescindível aprimorar o hábito da leitura, diversificar o acesso
às informações, ampliar o contato com as diversas formas de cultura, participar
de eventos da sua área de interesse e também de outras áreas diferentes, viajar
e freqüentar grupos diferentes.
Apresentação pessoal – Por fim, o cuidado com a aparência
também é fator essencial para a realização do marketing pessoal e profissional.
Para isto é fundamental o bom senso. Conheço pessoas que possuem boas roupas,
muitas vezes de grife, mas não conseguem fazer uma combinação razoável. Ora
pecam nos tons, no tecido, no design, ora nos acessórios. Saber adequar a
vestimenta para cada situação sem perder o estilo é das tarefas mais difíceis e,
muitas vezes, pode ser necessário o apoio de um profissional especializado.
Há alguns fatores que você deve considerar na hora de escolher a roupa ideal:
O tipo de evento ou compromisso que irá participar : se é
formal ou informal. Na dúvida, opte pelo formal, pois é mais fácil partir da
formalidade para a informalidade do que o inverso, muitas vezes retirando ou
mudando apenas uma peça do traje.
Tons e cores : os tons mais claros são recomendados para
pessoas mais jovens e durante o dia. Já as cores merecem um cuidado especial com
relação à moda, pois nem sempre o que está na moda cabe para você. Um bom
exemplo são o vermelho e o pink .
Padrões e texturas: saiba adequar as peças e tome cuidado
com babados, decotes, listras, veludo, roupa curta ou longa demais.
Idade: não tente aparentar mais ou menos idade do que possui
por meio da roupa e acessórios. Você corre o risco de passar ridículo e ser
gozado por todos.
Seu tipo físico: a moda de passarela é feita para pessoas
muito magras, então, tenha atenção para se vestir de acordo com seu porte e
medidas. Evite roupas apertadas ou largas demais, pois transmitem uma idéia de
desleixo.
Com essas informações, já é possível praticar corretamente seu marketing
profissional e conquistar pontos positivos na sua carreira. Vale lembrar que
tudo isto também se aplica na vida pessoal. Sucesso!